O Sousa, da Paraíba, que em 2022 participa pela 5ª vez da Copa do Brasil, será o adversário do Goiás Esporte Clube na primeira fase da competição. O sorteio dos confrontos aconteceu nesta segunda-feira (17) na sede da CBF, no Rio de Janeiro. As datas selecionadas para os primeiros jogos do torneio, são: 23 e 24 de fevereiro; 2 e 3 de março.

Leia também – CBF divulga cotas de premiação na Copa do Brasil

De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, na primeira fase, o time mandante tem a obrigação de vencer o jogo único para seguir no torneio. Sousa e Goiás se enfrentam pela primeira vez e em entrevista ao site globoesporte.com, o presidente executivo do time paraibano, Aldeone Abrantes, lamentou ter o Verdão como adversário. “O Sousa está predestinado a caminhos tortuosos. Era o único do pote que eu não queria. É um time de Série A, com um perfil de Série B, com garra. Se fosse para escolher quem eu não queria, eu diria que era o Goiás”, disse o dirigente.

Temporada 2021

Finalista do Campeonato Paraíbano, o Sousa perdeu a decisão para o Campinense, no entanto ficou com a vaga na Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro Série D, foi eliminado ainda na primeira fase, com o 5º lugar do Grupo 3, atrás de ABC, Campinense, América-RN e Atlético-CE

História na Copa do Brasil

O Sousa, que tem como mascote um Dinossauro, não disputa a competição desde 2013, quando foi eliminado ainda na 1ª fase pelo Coritiba. Nas outras três participações, caiu sempre na fase inicial. Em 1995 perdeu para o Flamengo; em 2008 o Vitória o eliminou; já em 2010, foi a vez do Vasco da Gama.

Estádio e títulos

Ainda sem e uma definição na tabela da Copa do Brasil por parte da CBF, a tendência é que o jogo entre Sousa e Goiás aconteça no estádio Antônio Mariz, o Marizão, que tem capacidade para 5.400 torcedores, inaugurado e 1994, quando o Sousa venceu seu primeiro Estadual. O outro título da primeira divisão paraibana veio em 2009. Também conquistou a Copa da Paraíba em 1994 e a segunda divisão estadual em 1991, ano de sua fundação.

Técnico e elenco

Tardelly Abrantes é o técnico do Sousa. Aos 37 anos, assumiu o time durante a temporada 2021 e tem apenas seis jogos no currículo. Em pré-temporada, já comandou o time em dois amistosos. Venceu o Iguatu por 3 a 1 e goleou o Adav (time amador) por 4 a 0.

No elenco, o goleiro Ricardo é o mais velho. Aos 38 anos, começou a carreira no próprio Sousa e rodou por vários clubes do futebol nordestino. O atacante Jó Boy, 32 anos, que foi destaque fase eliminatória da Copa do Nordeste, nas vitórias sobre ASA, Confiança e ABC, que colocaram o time paraibano na fase de grupos da competição.

Recentemente, o lateral esquerdo Vinícius Paiva e o volante Doda, foram anunciados. Ambos vêm do Juventude, do Maranhão.

Calendário 2022

O primeiro jogo oficial do Sousa acontece no próximo dia 23 contra o CSA na estreia da Copa do Nordeste. Pelo Campeonato Paraibano, o primeiro jogo acontece no dia 3 de fevereiro contra o Auto Esporte. Além da Copa do Brasil, onde pega o Goiás, o Dinossauro ainda disputa o Campeonato Brasileiro Série D.