O destino colocou o Vila Nova mais uma vez diante de um clube da região Norte na primeira fase da Copa do Brasil. Das últimas cinco participações dos colorados no torneio, quatro estreias foram diante de nortistas. Na próxima quarta-feira (2), às 20h, o time vilanovense volta a capital do Acre para enfrentar o Rio Branco no estádio Florestão.

Leia também

Centenário, o clube que leva o nome da capital acreana foi fundado em 1919 e é o maior campeão estadual, com 48 títulos. Regionalmente, também conquistou a Copa da Amazônia, três vezes, e a Copa do Norte, uma vez, que o levou à disputa da Copa Conmebol em 1998, a primeira equipe nortista a disputar um torneio sul-americano.

Proprietário do estádio José de Melo, que hoje não recebe mais partidas oficiais e serve como centro de treinamento, o Rio Branco realiza os seus jogos como mandante nos estádios públicos da cidade. Com os trabalhos no gramado da Arena da Floresta, o mando do jogo decisivo da Copa do Brasil foi transferido para o Florestão.

Esta será a 22ª participação do clube na Copa do Brasil, competição pela qual já enfrentou o próprio Vila Nova, em 1998, derrotado na primeira fase. Um ano antes, porém, eliminou o Goiás na mesma fase. Nas oitavas de final, caiu para o Flamengo depois de vencer o time carioca no primeiro jogo, feito que também alcançou em 1993, diante do São Paulo.

Outra vitória importante na história do Rio Branco no torneio nacional aconteceu em 2011, quando bateu o Athletico Paranaense no jogo de ida da primeira fase, antes de cair fora de casa. Já em 2017, eliminou o Figueirense e avançou para a segunda fase. A sua última participação foi em 2019, eliminado pelo Bahia após empate no Acre.

De volta à Copa do Brasil após duas temporadas graças ao título acreano em 2021, o clube também disputará a Série D a partir de abril. No Grupo A1, enfrentará o conterrâneo Humaitá, os amazonenses Amazonas e São Raimundo, os roraimenses Náutico e São Raimundo, o rondoniense Porto Velho e o amapaense Trem.

Nesta temporada, o time entrou em campo apenas duas vezes. Pelo campeonato estadual, estreou com derrota por 1 a 0 para a Adesg e depois empatou por 2 a 2 com o Plácido de Castro, jogo disputado na última quinta-feira (24). Comandado por Marcelo Brás, o elenco ganhou o reforço do atacante Wanderson, artilheiro no título acreano do ano passado.

Provável escalação: Evandro Gigante; Pêu, Yago, Ramon e Negueba; Jackson e Rabiola; Marcos Luan, Matheus Nego e Índio; Wanderson. Treinador: Marcelo Brás.