Saber como investir dinheiro é ótimo em nossos dias, visto que há tantas opções facilitadas de investimentos com o advento dos meios digitais para investir com aplicativos de bancos, fintechs, corretoras e até mesmo carteiras de investimentos virtuais, o que não faltam são oportunidades para colocar o seu dinheiro para trabalhar por você.

Mas de nada adianta ter essas oportunidades e não ter o conhecimento necessário. Aqui iremos apresentar dicas incríveis de como investir seu dinheiro corretamente para maximizar seus ganhos e garantir um bom lucro mensal, bimestral e semestral.

Nossas dicas irão te fazer acertar nos investimentos certos e fugir daqueles que podem ser prejudiciais ou pouco rentáveis. Marque todas elas para não errar mais na hora de investir!

Qual a importância de investir dinheiro?

Investir dinheiro é uma ótima escolha se você pode economizar parte do seu rendimento mensal e colocar esse valor para trabalhar e render sozinho. Não importa muito a quantidade que você tem para investir, o importante é começar! A partir daí, conquistar rendimentos cada vez maiores é questão de tempo.

O termo que diz que os investimentos trabalham por você é muito verdadeiro. O valor investido de fato cumpre a função de fazer o dinheiro render e se multiplicar sem mais esforços, basta aprender a investir os valores nos lugares corretos e da forma certa. Desta forma, é tão importante o ato de investir quanto o estudo das melhores práticas e estratégias.

Dicas de como investir dinheiro com sabedoria

O próprio ato de aplicar seu dinheiro deve envolver o estudo do mercado e suas possibilidades de investimento. Somente com inteligência, dicas corretas e conhecimento você poderá acertar no lugar certo ao colocar seu dinheiro para render. Por isso, se armar com as melhores dicas irá te ajudar a ter mais lucro.

Vamos então para nossas dicas de como investir dinheiro!

Entenda os conceitos básicos do universo de investimentos

O primeiro passo para saber como investir dinheiro é ter um conhecimento básico de todos os elementos envolvidos em um investimento. Existem inúmeros termos que servem para designar o que acontece durante o ato de investir e separamos alguns dos principais para você aprender e entender melhor como funcionam.

  • Liquidez;
  • Risco;
  • Retorno;
  • Diversificação.

Liquidez significa o quão facilmente um investimento pode se tornar dinheiro. Por exemplo, imóveis são um investimento interessante, mas com pouca liquidez. A palavra risco é bem autossugestiva e representa o risco daquele investimento falhar. O mesmo para o retorno, que são os lucros do valor investido.

E por fim temos a diversificação que é o conceito mais interessante de todos. Diversificar significa ter investimentos variados, pois assim você garante o seu retorno financeiro em várias frentes e aplicações distintas. Caso um investimento dê errado, pode contar com outro.

Aprenda a relação entre risco e retorno

Risco e retorno, dois conceitos que já explicamos sobre investimentos e estão intimamente ligados. Há investimentos que oferecem mais retorno, no entanto, geralmente esses são os que envolvem mais riscos.

Já investimentos com riscos reduzidos têm retorno mais modesto. No começo, a melhor dica é sempre optar pelos investimentos seguros, mesmo com retornos menores. Só invista em grandes riscos quando o dinheiro não fará falta.

Compreenda os principais tipos de investimentos

Não existe apenas um tipo de investimento. Na verdade, são 3 tipos distintos de aplicações financeiras que funcionam como categorias. Essas categorias distinguem a natureza do retorno oferecido. As principais modalidades que definem a natureza da renda a ser retornada da operação são:

  • Renda fixa;
  • Renda variável;

Um investimento ser de renda fixa ou variável é definido pela quantidade de lucro gerada mensalmente, ou de acordo com a renovação da aplicação. Investimentos que retornam sempre os mesmos valores são de renda fixa. Já aqueles que não têm os mesmos valores constantes são variáveis.

Conheça as principais áreas de investimentos

Outro fator que merece atenção são as principais áreas de investimentos que existem. Separamos aqui as principais áreas onde é possível aplicar e render. Algumas áreas são bem arriscadas, mas há opções seguras e garantidas que oferecem uma ótima chance de começar seus investimentos.

  • Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores é talvez o serviço de investimentos mais famoso. Ela reúne as ações e ativos à venda de diversas empresas de capital aberto no mercado. Ao comprá-los você se torna uma espécie de sócio dono de uma ínfima parcela do negócio. Portanto, os lucros — conhecidos como dividendos — são divididos entre todos os donos de ativos.

  • Criptomoedas

Comprar criptomoedas é um investimento como qualquer compra de moeda tradicional. Assim como o dólar ou real, as criptomoedas variam de valor. Por isso, comprar pode ser uma ótima escolha, pois se a moeda subir, você tem um bom retorno. Mas é claro que depende de uma boa leitura e análise do mercado financeiro e de criptos.

  • Tesouro Direto

O Tesouro Direto são títulos públicos disponibilizados pelo próprio Estado por meio do Banco do Brasil para democratizar o acesso aos investimentos. São considerados a opção de investimento mais segura do Brasil e embora não sejam tão rentáveis são ótimas para quem está começando.

  • Fundos de Investimento

São formados por diferentes produtos do mercado financeiro, sendo uma maneira de investir de forma coletiva e em diferentes produtos. Alguns exemplos são os Fundos de Ações, Multimercado, entre outros.

  • Fundos Imobiliários

O mercado imobiliário é um velho conhecido dos investidores. Imóveis são uma fonte de renda para muitas pessoas e os fundos imobiliários servem para deixar esse mercado aquecido e produtivo. Conforme esses imóveis são vendidos e geram renda, o valor é distribuído entre os investidores. Essa opção também é bastante segura.

  • CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB), é um título de renda fixa que o investidor contrata do banco. É uma forma dessas instituições financeiras captarem recursos. Uma maneira de serem explicados, é como se o investidor emprestasse dinheiro ao banco que paga em juros. Por isso, é um investimento garantido.

Possui relação com o CDI. Para entender melhor, o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título de curtíssimo prazo, usado pelas instituições para captar recursos. Atua como uma taxa para os rendimentos de valores aplicados em operações entre instituições financeiras, servindo como referencial para o rendimento do CDB, entre outros títulos.

Isso vai fazer com que os investimentos realizados sejam mais ou menos rentáveis. Por isso, é fundamental entender aspectos que podem influenciar nesse tipo de investimento. Aqui nesse artigo, você pode entender melhor como funciona o CDI!

  • Commodities

A indústria precisa de elementos básicos para funcionar, principalmente matérias-primas de origem mineral, pecuária, agrícola ou mesmo ambiental. Essas matérias-primas são conhecidas como commodities e têm um valor intrínseco que pode ser negociado seja na forma de ações das empresas produtoras de commodities, ou por meio de fundos de investimento.

  • Câmbio

Operações de câmbio nada mais são do que a troca entre moedas diversas. É possível investir em câmbios da mesma forma como investir em criptomoedas.

Uma das formas mais conhecidas é a compra de dólares, por exemplo, comprado em baixa e vendido em alta. Também é possível investir em fundos cambiais, ações de empresas estrangeiras ou mesmo em carteiras de câmbio.

Defina seus objetivos

Retomando nossas dicas, é muito importante para se tornar um investidor de sucesso, definir bem suas metas e objetivos. No mercado há inúmeras maneiras de investir, e seu retorno pode variar bastante de acordo com a quantidade de capital disponível para o investimento e a quantidade de lucro que deseja.

Por isso, é fundamental definir quais suas metas enquanto estiver investindo.

Descubra qual é o seu perfil de investidor

Tradicionalmente existem pelo menos 3 tipos de investidores: o seguro que prioriza ações fixas e que mesmo que paguem menos, oferecem poucos riscos, investidor arrojado, que prefere investimentos mais arriscados, mas que prometem bons lucros caso deem certo, e por fim o investidor moderado, que tenta criar um bom equilíbrio em suas aplicações.

É normal que seu perfil de investidor se molde com o tempo. Repare em suas tendências e naquilo que você busca com suas aplicações, monte seu perfil de investidor e aja de acordo para melhorar seus ganhos.

Ajuste seu orçamento e estabeleça um valor para ser investido mensalmente

Se você deseja levar a sério seus investimentos, é preciso definir bem como investir dinheiro. Aqui a principal dica é adaptar seu orçamento mensal para se adequar às aplicações. Separe uma quantia todos os meses que será aplicada aos investimentos, mas sem comprometer sua renda e sua vida financeira.

Estabeleça uma carteira de investimentos

A carteira de investimentos é um instrumento básico do investidor. Nela suas operações financeiras são gerenciadas e definidas. Esta carteira pode ser realizada em aplicativos digitais, principalmente em planilhas onde as aplicações são cuidadosamente acrescentadas.

Carteiras bem produzidas também apresentam o valor do lucro e a quantidade de retorno do investimento.

Estude sobre investimentos e fique atualizado com as notícias do mercado

Saber como investir dinheiro é um conhecimento que não acaba nunca. Há sempre uma nova oportunidade de rendimento surgindo no mercado.

Por isso, nunca deixe de se atualizar, procure notícias do mercado e visualize o cenário de maneira mais ampla. E mesmo para os investimentos que já existem, notícias sobre o mundo financeiro são ótimas para auxiliar no seu gerenciamento.

Crie uma reserva de emergência

Ter uma reserva de emergência é um ótimo recurso para manter em sua vida financeira. Essas reservas podem te auxiliar tanto em investir em novas oportunidades que aparecem no mercado, quanto para te salvar de apertos.

Nunca se sabe quando irá necessitar de dinheiro de última hora e os investimentos podem ser essa reserva de emergência que você precisa.

Abra uma conta em uma corretora

Uma corretora é um serviço de venda de ativos financeiros. Nelas são negociadas ações, ativos financeiros, títulos, moedas e até mesmo fundos. É importante escolher uma corretora confiável para começar a investir. Estude no mercado as melhores opções para ter certeza de que vai optar por um serviço confiável e bom.

Comece a investir

E claro que uma de nossas últimas dicas é começar a investir! Um passo a passo completo não pode começar sem esse excelente incentivo. Não deixe seu sonho de investir morrer na praia, siga nossas dicas de como investir dinheiro para ter uma vida financeira mais confortável, inteligente e com mais rendimentos.

Monitore seus investimentos

Após começar a investir, o trabalho ainda não terminou, pois é fundamental continuar de olho em seus investimentos. Monitore quais escolhas deram certo e quais podem ter fracassado.

Não se abata com o mau resultado de certas aplicações, é normal que haja acidentes e com a experiência e monitoramento os prejuízos poderão ser diminuídos.

Investir bem e com qualidade pode ser uma realidade para você! Basta saber como investir dinheiro, conquistar mais independência financeira e ter uma renda passiva que coloca seu capital para trabalhar por seu bolso. Com nossas dicas você tem tudo para iniciar seus investimentos e se tornar um investidor de sucesso. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!