Ananda Leonel
Ananda Leonel
Jornalista e diretora de TV. Apresentadora, editora e colunista. Especialista em Games, eSports e Cultura Geek. Pioneira regional no cenário gamer em Goiás. Criou o programa gamer "Aperte o Play" na TV aberta da Sagres. Pós-graduanda em games e Gamificação na Educação. Eleita pela mídia local a maior referência do cenário. Apresentadora e creator dos maiores eventos gamer e geek do centro-oeste.

Como o universo gamer e geek pode se tornar rentável?

O empreendedorismo no universo geek e gamer tem ganhado força na área artesanal, onde artistas transformam a paixão pela cultura pop em negócios criativos e únicos. Produtos como bordados temáticos, pelúcias feitas à mão, acessórios inspirados em jogos e animes, e até roupas customizadas são cada vez mais valorizados por fãs que buscam itens exclusivos.

O artesanato geek une tradição e inovação, permitindo que empreendedores desenvolvam peças personalizadas e conquistem um público fiel por meio de plataformas digitais, feiras e eventos do segmento. Essa fusão entre arte e cultura nerd não apenas fortalece a economia criativa, mas também amplia as possibilidades de expressão dentro do mercado geek e gamer.

No “Aperte o Play”, a jovem Juliana Akie, apaixonada por trabalhos manuais, viu uma oportunidade ao unir sua paixão por jogos eletrônicos e pela cultura pop. Decidiu aprender a fazer amigurumis, que são bonecos de crochê ou malha. Essa técnica de artesanato consiste em criar animais, personagens infantis e objetos por meio de crochê, tricô, costura ou bordado.

Assista o programa completo:

Aperte o Play

No Aperte o Play, busco mostrar todos os cenários do universo gamer e geek, com ênfase em dar destaque aos talentos regionais e nacionais. O objetivo é mostrar o outro lado da moeda e provar o impacto social e cultural dos jogos eletrônicos. O programa está alinhado com a agenda 2030 da ONU e aborda os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Além disso, Aperte o Play tem o poder de transformar a vida das pessoas, proporcionando a visibilidade e o reconhecimento de talentos que, muitas vezes, não têm espaço nos grandes meios de comunicação.

Ao destacar iniciativas de impacto positivo, o programa inspira e motiva a audiência a enxergar os jogos eletrônicos como uma ferramenta de educação, inclusão e desenvolvimento. Através de suas abordagens, contribui para a construção de uma sociedade mais igualitária, colaborativa e consciente do seu papel na sustentabilidade global.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 5 – Igualdade de genêro e ODS 8 – Trabalho descente e crescimento econômico.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.