O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma grande porta de entrada dos estudantes para o ensino superior. O exame passou a servir como vestibular de diversas universidades públicas do país.

Há dois programas do governo para ingressar em faculdades particulares usando a nota do Enem: o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Substituição do vestibular convencional

Diversas instituições de ensino superior privadas já adotaram o Enem como um método de ingresso para os estudantes. Com isso, os candidatos não precisam se submeter ao vestibular convencional da instituição, sendo suficiente utilizar a pontuação obtida no Enem para concorrer a uma vaga.

​ProUni

Este programa existe com o objetivo de auxiliar os estudantes de baixa renda a ingressarem em uma instituição de ensino superior particular. Os candidatos inscritos disputam bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais (100%) e diferente do SiSu, é possível utilizar uma das duas últimas notas do Enem.

Para participar do Prouni, o estudante precisa ter atingido pelo menos 450 pontos na prova e não ter zerado a redação. Além disso, é preciso atender ao menos um dos seguintes requisitos:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica;
  • ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.
  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.

Fies

O Fies tem uma proposta bem diferente do ProUni. Nele, o governo concede financiamento para o pagamento de mensalidades em cursos de graduação de instituições particulares. Portanto, ao finalizar a faculdade e iniciar seu primeiro emprego na área, você precisa pagar as parcelas da mensalidade, com taxa zero de juros.

Para ter acesso ao programa é preciso que o candidato tenha média igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação. Além disso, é necessário comprovar que a renda familiar mensal é de até 3 salários-mínimos por pessoa.

Sisu

O Sisu é um sistema que unifica a seleção de candidatos, para vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil. De acordo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), são classificados os candidatos até o preenchimento das vagas em cada curso, turno e instituição.

Na plataforma do Sistema de Seleção Unificada, é possível fazer a Sisu inscrição, totalmente gratuita e online, acompanhar o andamento do processo, a nota de corte e tentar outras vagas durante o período de inscrições.

Pessoas que não foram selecionadas em nenhuma das duas opções de curso ao fim do período de inscrições, podem manifestar interesse na lista de espera, no prazo adequado, da mesma forma que acontece com outros programas.

O sistema resgata automaticamente as notas do Enem de cada candidato. Por isso, para se inscrever no Sisu é preciso ter feito o Enem atual solicitado no edital, sem ter zerado a redação.

São duas edições de Sisu por ano, uma em cada início de semestre letivo. Por isso, vale a pena se atentar ao site do Sisu frequentemente.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade