Presidente da Renapsi, Lucas Meira, analisa trabalho de capacitação aos instrutores  (Foto: Hervínio Tomaz)

A Capacitação dos instrutores é realizada semestralmente pela Renapsi, com objetivo de capacitar e atualizar os profissionais em seus conhecimentos, habilidades e valores, para que desta forma eles possam desenvolver a formação integral dos jovens. Neste semestre, a Semana Pedagógica acontece entre 30 de julho e 03 de agosto e aborda temáticas sobre Comunicação e Inclusão.

O aprimoramento desta profissão é de suma importância, já que atua diretamente com o público jovem, que está em constante transformação, tendo que lidar com novos métodos de ensino e novas tecnologias.

O presidente da Renapsi, Lucas Meira, explica sobre a importância da semana pedagógica para alinhar os próximos desafios da instituição. “O mais importante nesta capacitação é o alinhamento e integração de todos educadores. Alinhamos os temas que serão trabalhados no semestre, alinhamos quais são nossos próximos desafios e onde queremos chegar. É uma capacitação feita no Brasil todo, com todos educadores da nossa instituição”.

Para o próximo semestre, a Semana Pedagógica agregou diversos temas de discussão, entre eles a “Comunicação não-violenta”. O assunto gera debates, já que a grande maioria dos processos violentos saem a partir da comunicação, isso dentro de casa, dentro de sala de aula ou até mesmo em uma briga de trânsito.

Para o superintendente da Rede Pró-Aprendiz, Valdinei Valério, o objetivo pedagógico deste tema é o “sim” para a comunicação não violenta, é a comunicação feita de maneira parcimônial ou de maneira serena, que sempre ajuda em todos os processos.

“A verdade, é que o encontro, traz um sua forma transversal o tema ‘comunicação não-violenta’, é um tema que vai além dos muros de sala de aula, a verdade é que o trabalho que nós fazemos em relação a formação de juventude, a formação de jovem, sobretudo para a vida, mas no nosso eixo de formação para o mercado de trabalho”.

capacitacao dos instrutoresCapacitação dos Instrutores (Foto: Hervinio Tomaz)

Outro tema que será abordado nesta semana é a inclusão de Jovens PCD’s, isso porque, o Programa Jovem Cidadão, executado pela Renapsi, abriu 500 vagas para pessoa com deficiência. Os jovens PCD’s que estão na fase de contratação, serão recebidos pelos instrutores para iniciar sua jornada no mercado de trabalho, de forma social e inclusiva.

A coordenadora pedagógica, Suzane Aryel, explica a importância da capacitação dos instrutores. “Nesta semana vamos levantar bastante questões relacionadas ao nosso dia a dia administrativo e também pedagógico. Nós vamos levantar alguns temas, dentre eles, vamos falar sobre a contratação PCD, que na verdade é uma contratação diferente e especial, são pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho que não tinham oportunidade lá fora e agora estão tendo”.

A coordenadora Suzane Aryel, pontou sobre a conscientização da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que rege as novas contratações. “O propósito pedagógico com os nossos instrutores, é trazer a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que trouxe muitas possibilidades. Em vez de adaptar só o espaço físico, nós temos que adaptar nossa forma de tratar e educar.”

A Semana Pedagógica da Renapsi, abrange também, novas tecnologias e novas formas dos educadores trabalharem em sala de aula. O neuro pedagogo, Prof° Gege, foi convidado para ministrar um curso, de como usar a neuro ciência nas aulas, a fim de aperfeiçoar a performance do instrutor na educação do jovem.

“Vou fazer uma síntese e fazendo algumas observações em relação de como o cérebro aprende e como a gente pode usar essas técnicas da neuro-pedagogia, dentro do processo de cognição” afirma. “A palestra tem esse objetivo, de fazer com que os professores tomem consciência que podem melhorar e muito a performance em sala de aula, a partir do momento que a gente conhece algumas técnicas de como o cérebro absorve melhor” completa.