Imagens: Samuel Straioto/Sagres On
Foi reinaugurado nesta sexta-feira (10), o prédio da antiga Estação Ferroviária de Goiânia. Construído no estilo Art Decó, o local que outrora estava abandonado, agora está recuperado, inclusive com características originais sendo novamente reeintegradas ao espaço. A restauração foi feita pelo Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), por meio do PAC Cidades Históricas. Foram investidos R$ 5,87 milhões.
O prédio foi concluído no início dos anos 1950. A desativação da estação ocorreu na década de 1980, quando houve a transferência do Polo Ferroviário para Senador Canedo. Em uma área do local o Estado construiu a nova Rodoviária de Goiânia.
Foi no governo de Iris Rezende, quando tudo isso ocorreu. Na reinauguração, o prefeito lembrou das histórias passadas e destacou que interviu para que o prédio não fosse derrubado e o patrimônio da cidade fosse preservado.
O governador Ronaldo Caiado fez um apelo para que a população não destrua o espaço, mas que faça a devida conservação. O gestor ainda disse que o governo vem trabalhando para implantação do turismo ferroviário, na região da Estrada de Ferro, no sudeste goiano.
Símbolo da cidade, construído no estilo art Deco, o prédio passa a ter novo uso. Está sendo instalada unidade do Atende Fácil da prefeitura, uma central de atendimento ao turista e o museu Frei Confaloni. De acordo com o secretário de Cultura, Kléber Adorno, o uso compartilhado ajuda a preservar o espaço.
A presidente nacional do IPHAN, Kátia Bogéa, explicou a reportagem que Goiânia recebe um presente para rememoração ferroviária. Neste mês a ferrovia completa 107 anos em Goiás.
O ex trabalhador da ferrovia, Ronaldo Antônio voltou ao antigo posto, o sentimento bateu forte neste homem que ajudava a fazer a segurança na estação e que agora vê o local de cara nova. Ele disse a reportagem que agora as novas gerações têm oportunidade de conhecer o lugar que um dia ele trabalhou.
Entre as características originais recuperadas, destaque para os azulejos e para o telhado, além da restauração das telas do Frei Confaloni. A locomotiva, de apelido Ritinha foi transferida da frente da estação para a parte de trás. A estação recebeu novo calçamento, grama, arborização, pergolados, além de parquinho e academia ao ar livre.
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