A Universidade Estadual de Goiás (UEG) abriu as inscrições para o processo seletivo do Vestibular UEG 2024/1 – Cursos EaD. A modalidade de ensino à distância existe na instituição desde 2009. São 1,1 mil vagas em três cursos de graduação: Pedagogia, História e Ciências Biológicas. Nesse sentido, os interessados devem se inscrever até o dia 28 de setembro, exclusivamente pelo site vestibular.ueg.br.

O tema foi destaque do Conexão Sagres desta semana.

Assista ao programa na íntegra

“Agora, em 2023, é o quinto vestibular [para EaD] que faremos. A Capes nos autorizou com a oferta de vários, que totalizam mais de 2 mil vagas para a universidade. Nesta primeira fase, estamos ofertando 1,1 mil vagas para três cursos de licenciatura”, destaca o professor Eude de Sousa Campos, coordenador acadêmico do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) da UEG.

São 590 vagas para Pedagogia, 320 vagas para História e 200 vagas para Ciências Biológicas. Segundo Eude Campos, a expectativa é que para 2024 haja uma ampliação para os cursos de bacharelado e de especialização lato sensu, com aproximadamente 1 mil oportunidades. O coordenador acadêmico enfatiza o desempenho dos alunos na modalidade EaD da UEG.

“As notas dos nossos alunos, tanto de Enade quanto CPC dos cursos na modalidade à distância, não têm ficado inferiores aos cursos que a universidade tem na modalidade presencial. Isso significa que não estamos perdendo e não estamos ficando aquém em relação aos cursos presenciais”, pontua Campos.

Além disso, na UEG há vagas reservadas ao sistema de cotas, voltadas a candidatos oriundos de rede pública de educação básica, negros, indígenas, quilombolas ou pessoas com deficiência.

Interiorização do ensino

Atualmente, a UEG oferece cursos presenciais em 40 municípios. Na modalidade EaD, porém, há cursos em: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Formosa, Posse, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cavalcante, Jaraguá, Mineiros, Pirenópolis, São Simão, São Miguel do Araguaia, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Caldas Novas, Cavalcante, Itumbiara, Mineiros, Niquelândia, Pirenópolis, Posse, Santa Helena de Goiás, São Simão, Santo Antônio do Descoberto e Uruana.

“Sou um defensor e um otimista. Acredito que a gente pode contribuir principalmente para interiorizar o Ensino Superior em um estado com 246 municípios onde nenhuma instituição chega”, pondera Eude Campos.

O coordenador destaca ainda o perfil dos estudantes que buscam a modalidade EaD na UEG. “O perfil dos nossos alunos é o aluno trabalhador. Então é o pai de família, é a professora que está no município ou em sala de aula, e ela está fazendo uma outra graduação porque ela precisa se ajustar à área de formação dela. É o trabalhador que tem as atividades laborais dele na semana e ele concilia isso com o estudo na plataforma, no ambiente virtual”, conclui.

Processo seletivo

O Processo Seletivo ocorrerá em uma única fase, com prova objetiva e de redação. As provas serão realizadas em 29 de outubro e o resultado final sairá em 11 de dezembro. O período de solicitação de isenção da taxa de inscrição termina nesta quarta-feira (6).

Os cursos da modalidade EaD são desenvolvidos com atividades à distância, por meio do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem oficial e encontros presenciais obrigatórios nos polos de apoio presencial associados/UAB. As inscrições podem ser feitas no site da UEG, clicando aqui.

*Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia mais