Conexão Sagres desta semana faz um resumo das principais notícias de Goiás e do Brasil. Confira a lista das matérias que tiveram maior repercussão entre os dias 26 e 31 de julho.

  • Aprovação de novo imunizante pode acelerar vacinação e impedir novas variantes
  • Em retorno presencial, escolas particulares podem adotar rodízio e transmitir aulas em tempo real
  • Na política: Deputado a favor do distritão afirma que sistema eleitoral é confuso e que reforma dará mais controle para o eleitor
  • Sindifisco afirma que reforma tributária proposta pelo governo federal simplifica sistema, mas não corrige distorções

Aprovação de novo imunizante

A confirmação de transmissão comunitária da variante delta da covid-19 em alguns estados do Brasil tem sido motivo de preocupação para as autoridades sanitárias. Cinco casos da nova variante já foram notificados em Goiás, que monitora a região do entorno, pois Brasília confirmou a transmissão comunitária da nova cepa. Em entrevista à Sagres, o médico infectologista Marcelo Daher afirmou que a maneira de impedir o surgimento de novas variantes, que escapem das vacinas, é justamente, com a imunização em massa.

Retorno presencial

Com o retorno previsto das aulas presenciais para o próximo dia 2 de agosto, as escolas particulares planejam a retomada, visando seguir todas as orientações da secretaria de educação como, por exemplo, o limite de 50% da capacidade de cada instituição. O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia (SEPE) e do Conselho Estadual de Educação, Flávio Roberto de Castro, detalhou em entrevista à Sagres que mesmo com as aulas presenciais, as aulas remotas continuam até o final do ano, então os pais que não se sentirem confortáveis para mandar os filhos para a escola terão acesso ao ensino.

Reforma eleitoral

O Congresso Nacional discute, faltando pouco mais de um ano para as eleições 2022, a adoção do distritão dentro da proposta de emenda à constituição (pec) da reforma eleitoral. a favor da mudança, o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC), afirmou em entrevista à Sagres que o distritão impedirá que candidatos com baixa votação sejam eleitos e fará com que os eleitores tenham mais controle sobre a escolha de seus representantes.

Sindifisco

Após o fim do recesso parlamentar, em agosto, a discussão sobre a reforma tributária deve encorpar no senado. Com atendimento à proposta feita pelo Governo Federal, o parlamento deve enfrentar a oposição de um grupo de entidades, que pede por uma reforma mais ampla e, também, justa. Em entrevista à Sagres, o presidente do Sindicato dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (Sindifisco-Go) Paulo Sérgio, afirmou que o principal ponto negativo da proposta é que ela não aborda de maneira justa os impostos sobre patrimônio e renda.

Ananda Leonel é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do jornalista Denys de Freitas.