Conexão Sagres desta semana faz um resumo das principais notícias de Goiás e do Brasil. Confira a lista das matérias que tiveram maior repercussão entre os dias 16 e 20 de agosto.

  • Vazão do Rio Meia Ponte atinge nível crítico 2 e captação de água é reduzida em 25%
  • Prefeito de Senador Canedo pede que subsídio da passagem seja justo caso fim da tarifa única avance
  • Na política: presidente da OAB afirma que chances de impeachment de ministros do STF são nulas
  • Agosto verde: Campanha alerta sobre leishmaniose

Rio Meia Ponte

O Rio Meia Ponte chegou à vazão de 3.861 litros por segundo e atingiu o nível crítico 2, que ocorre quando a vazão fica abaixo dos 4 mil l/s. O superintendente de recursos hídricos e saneamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marco Neves, detalhou em entrevista à Sagres que a partir de agora, os usuários de água, que não utilizam com animais ou com a população, precisam diminuir a captação em 25%.

“Esse acordo foi determinado de forma muito democrática, junto com os industriais que captam água do Rio Meia Ponte, com pecuaristas, produtores rurais, com o comitê da bacia e da empresa de saneamento (Saneago). Esse acordo foi firmado como um pacto e agora estamos implementando-o”, declarou.

Subsídio da passagem

O fim da tarifa única no transporte coletivo é avaliado pelo Governo de Goiás juntamente com prefeituras da Grande Goiânia. O plano é manter o valor máximo do transporte em R$ 4,30, mas diminuir a tarifa paga por quem percorre distâncias menores. Para equilibrar os gastos das empresas de ônibus, as prefeituras devem subsidiar os valores menores.

Em entrevista à Sagres, o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, afirmou que ainda não foi convidado para nenhuma reunião a respeito do tema, mas que aguarda um convite para participar das discussões e não ficar apenas sabendo os resultados depois de tudo ser resolvido.

“Senador Canedo ainda é uma cidade pequena. A gente aceita pagar, mas quero que seja justo, porque Senador Canedo tem suas dificuldades”, declarou Fernando, que ainda citou que o município tem um número de linhas de ônibus relativamente pequeno.

OAB

Nesta semana em entrevista à Sagres, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, falou sobre o presidente da República, Jair Bolsonaro, que usou as redes sociais no último sábado (14) para declarar que deve levar ao Senado pedidos de impeachment dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração ocorru após a prisão, na sexta-feira (13), do presidente do PTB, Roberto Jefferson, investigado por supostamente atacar as instituições a fim de desestabilizar o regime democrático. Em entrevista à Sagres, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, afirmou que as chances de um processo de impeachment como esse prosperar são nulas. “Esse processo não tem cabimento jurídico. Nós mesmos da OAB estamos preparando um parecer”.

Agosto verde

Neste mês do Agosto Verde, Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o Brasil está entre os seis países que detêm 90% dos casos de leishmaniose, que pode atingir tanto os pets quanto os humanos.

Ananda Leonel é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão do jornalista Denys de Freitas.