O Conexão Sagres desta semana faz um resumo das principais notícias de Goiás e do Brasil. Confira a lista das matérias que tiveram maior repercussão entre os dias 19 a 24 de abril.

  • Goiás recebe 107.400 doses de vacina contra Covid;
  • Presidente do PT Goiás afirma que foco do partido está no combate à pandemia e não em 2022;
  • Caiado acredita que negociação para ingresso no RRF será concluída até final de junho;
  • Programa inédito quer incentivar a leitura por meio da tecnologia em Goiás;
  • Goiás abre 11.137 vagas para cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional;
  • Zika era tão desconhecido quanto o novo coronavírus, analisa antropóloga;
  • Auditoria de notas fiscais pode comprovar irregularidades de deputados em despesas com combustíveis, afirma instituto;
  • Serasa promove ação para consumidor quitar dívidas com parcelas a partir de R$ 9,90.

Imunização

O Governo de Goiás recebeu, na madrugada desta sexta-feira (23/04), 107,4 mil doses de vacinas contra a Covid-19. O 14º lote enviado pelo Ministério da Saúde (MS) contém 86 mil unidades da AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 21,4 mil da CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan.

O novo lote de imunobiológicos vai avançar na cobertura vacinal de idosos com idade a partir de 63 anos, podendo chegar a 61, em municípios como Goiânia. Trabalhadores da saúde, servidores da segurança pública e de salvamento, bem como forças armadas também serão contemplados. Das 107,4 mil vacinas recebidas, 86.055 são para a primeira dose e o restante para segunda dose.

PT em Goiás

Com a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da Operação Lava-Jato em Curitiba, o político se tornou elegível novamente, podendo disputar o pleito já em 2022. Porém, a presidente do Partidos dos Trabalhadores em Goiás, Kátia Maria, em entrevista para a Sagres, afirmou que esse não é o foco do partido.

Ingresso no RRF

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), acredita ser possível concluir o processo de negociação para ingresso no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do Governo Federal até o dia 30 de junho, data limite de vigência de liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que suspende pagamento de dívidas junto a bancos públicos federais.

Leitura Todo Dia

Incentivar alunos da rede estadual a leitura de clássicos por meio da tecnologia, através de vídeos e jogos eletrônicos. Esse é o objetivo do programa Leitura Todo Dia – Clássicos do Pensamento, lançado nesta semana pelo Governo de Goiás em uma videoconferência.

É o que explica o secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, em entrevista ao Sagres em Tom Maior #251 dessa quarta-feira (21).

Oportunidades

Goiás abriu mais de 11 mil vagas para cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional na modalidade de Ensino à Distância (EaD), pelos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs), a moradores de todo o Estado. Segundo o secretário da Retomada, César Moura, o objetivo da iniciativa é melhorar o currículo dos trabalhadores goianos.

Zika e coronavírus

Sem dúvidas, a pandemia da Covid-19 tem sido a pior das últimas décadas. Desde o final de 2019, o novo coronavírus já matou mais de 3 milhões de pessoas, além de mais de 142 milhões de casos confirmados em todo o planeta.

No Brasil, antes da chegada da Covid-19, o sarampo, a dengue, o H1N1 e a chikungunya já desafiavam a ciência. A antropóloga e professora do departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), Soraya Resende Fleischer, relembra o vírus que atingiu o país fortemente entre os anos de 2014 e 2016, e que atinge a população até hoje. À época, os cientistas se depararam com um vírus tão desconhecido quanto o Sars-Cov-2.

Tanque Furado

A Operação Tanque Furado, conduzida pelo Observatório Político Socioambiental (Instituto Ops), identificou irregularidades nos gastos com combustíveis, reembolsados, de oito parlamentares goianos: Célio Silveira (PSDB), Francisco Júnior (PSD), Glaustin da Fokus (PSC), José Nelto (Podemos), Professor Alcides (PP), Rubens Otoni (PT) e Magda Moffato (PL). Os citados afirmam que agiram dentro das normas da Câmara dos Deputados. Em entrevista à Sagres, o diretor do Instituto Ops, Lúcio Big, explicou que, em parte, os deputados, à época, agiram conforme a lei, já que apresentaram as notas fiscais para a mesa, mas que uma auditoria mais detalhada nos documentos pode identificar irregularidades.

Renegociação

A Serasa iniciou na segunda-feira (19) um novo feirão de regularização de dívidas de consumidores que estão com o nome sujo, com descontos de até 90% no valor devido. A ação faz parte da plataforma Serasa Limpa Nome e tem parceria com mais de 50 empresas, incluindo, além do varejo, bancos e financeiras, companhias telefônicas, faculdades e construtoras, entre outras.

Junior Kamenach é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão da jornalista Tandara Reis.