O Conexão Sagres desta semana faz um resumo das principais notícias de Goiás e do Brasil. Confira a lista das matérias que tiveram maior repercussão entre os dias 3 a 7 de maio.

  • Investigação de fraudes entre empresas e licitações feitas pelo Ministério da Defesa;
  • Geração de empregos para recuperar a economia de Goiás, utilizando a criação de novos microempreendedores individuais (MEIs).
  • Cinco meses após eleger 62 prefeitos, DEM já conta com 76 prefeituras em Goiás
  • Vacina da Pfizer tem protocolo especial e deve ser aplicada em sala com climatização de ar
  • Secretário alerta para que população evite relaxamento de cuidados com a Covid-19

Política

Um documento assinado por Elias Vaz e outros deputados federais foi enviado ao tribunal de Contas da União e ao Ministério Público Federal, requerendo investigação nos gastos feitos por empresas fantasmas que participam de pregões eletrônicos, além de apuração de despesas feitas pelo Ministério da Defesa em 2020 e 2021, com gastos irreais. O deputado também critica a postura das forças armadas em gastos descontroláveis em meio a pandemia, com a compra de comprados 60 mil quilogramas de alcatra a R$ 82,00 o quilo.

Avanço do DEM

Nas eleições municipais de 2020, o Democratas deu um salto no número de prefeituras em Goiás, saindo de dez prefeitos em 2016, para 62 em 2020. Agora, pouco mais de cinco meses após o pleito, o partido já soma 76 gestores municipais espalhados por Goiás. O presidente do DEM Metropolitano, Lívio Luciano, afirmou em entrevista à Sagres que a sigla não tem feito nenhuma articulação “agressiva” para este crescimento.

Economia

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), informou que em Goiás, a geração de empregos em está em alta. Em entrevista às Sagres, o novo diretor-superintendente do Sebrae, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, afirmou que para garantir melhora na economia do estado é necessário investir em geração de empregos. Segundo ele, com a criação de novos microempreendedores (MEIs), esse aumento de vagas será possível.

De acordo com Antônio Carlos, houve um aumento de 5,7% de novos MEIs, no primeiro trimestre de 2021. O diretor também conta que o Sebrae se adaptou a nova forma de atendimento remoto, onde cerca de 70% dos atendimentos foram realizados online e 30% presencial.

Saúde

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, avaliou que a flexibilização de atividades econômicas não pode resultar em relaxamento da população. Goiânia ainda tem um número preocupante de casos de Covid-19, foram mais 148 mil 883 casos, com 4 mil 444 mortes. Houve uma leve melhora dos indicadores nos últimos dias, mas a situação ainda é de alerta.

Durval Pedroso relatou que é preciso não apenas atender as necessidades sanitárias, mas também a de ordem econômica das pessoas. Ele avalia que a vacinação combinada com distanciamento social e monitoramento dos casos pode resultar em aspectos positivos.

Nova vacina

Goiás recebeu a primeira remessa com vacinas da Pfizer na madrugada da última terça-feira (4). O carregamento com 17.550 doses do imunizante ficou na capital, já que exige uma série de ações, pois a vacina precisa ser mantida em temperaturas baixas, entre -15º e -25º celsius, além da necessidade de diluição e aplicação em temperatura máxima ambiente de 25 graus. A superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, explicou, em entrevista à Sagres que os Estados chegaram ao consenso de que esse primeiro lote deve ser mantido apenas nas capitas.

“Essa vacina é diferente de todas as demais que já trabalhamos, desde o armazenamento até a sua diluição, porque ela não vem pronta, precisa ser diluída, além da dosagem e a seringa que é utilizada. A gente tem um momento de aprendizado com essa nova vacina”.