Na edição #117 do Sagres Internacional, o jornalista Rubens Salomão e o professor de História e Geopolítica Norberto Salomão discutem a América Latina, com os fortes protestos na Colômbia e a tentativa de golpe em El Salvador. Além disso, Yair Lapid tenta ser o novo primeiro-ministro de Israel, sucessor de Benjamin Netanyahu.

Ouça o Sagres Internacional:

Abre Aspas

Israel pode ter um novo primeiro-ministro em breve. Após o fracasso de Benjamin Netanyahu, o presidente do país, Reuven Rivlin, indicou o jornalista Yair Lapid para formar um novo governo. Sendo assim, Rivlin afirmou que confia em Lapid para assumir o cargo, já que Benjamin não conseguiu o apoio dos outros partidos israelenses. O provável próximo líder de governo disse que está pronto.

“Eu estou pronto, o partido (Yesh Atid) está pronto. Nós estamos mais do que prontos para assumir o comando na próxima semana. Mas essas eleições não são sobre isso. Vocês estão me perguntando isso porque Netanyahu está tentando me arrastar para um tipo de briga de socos ou uma briga na lama sobre quem será o primeiro-ministro. Ele está fazendo isso por uma razão, é um candidato experiente, a razão é que ele quer ter certeza de que as pessoas não discutam as questões mais importantes que são: que tipo de governo nós queremos? Não que tipo de primeiro-ministro, mas que tipo de governo. Porque o único governo que ele tem é homofóbico e racista”.

Dessa forma, Yair Lapid tem 28 dias para criar uma coalização, sendo que o prazo final é no dia 2 de junho. De acordo com o jornalista e apresentador de TV, a tendência é formar um governo com Naftali Bennett, presidente do Yamina.

Tema do dia

O Sagres Internacional desta semana aborda a América Latina, com foco nos protestos e repressões violentas na Colômbia e a tentativa de golpe do presidente de El Salvador, apontado como ato antidemocrático e gestão autoritária.

Nas últimas semanas, a Colômbia tem vivido momentos de tensão. A população tem ido às ruas se manifestar contra a proposta de uma Reforma Tributária neoliberal promovida pelo presidente de extrema-direita Iván Duque. Com o projeto não seriam mais cobrados tributos de banqueiros e daqueles que detém grandes bens na Colômbia. Em resposta aos protestantes contrários à decisão, o presidente enviou forças militares para conter os atos, mas de forma violenta, levando a um massacre em Cali. Após o cenário negativo, Duque voltou atrás nas intenções, entretanto ainda há polícia nas ruas.

Agora, em El Salvador, o presidente Nayib Bukele, ao conseguir a maioria do partido no parlamento, usou a constituição para derrubar cinco juízes da Suprema Corte de uma só vez. Apesar de ter o apoio da maioria da população, o salvadorenho tem tomado atitudes que contrariam os princípios de uma democracia e suas instituições.

Com isso, nessa última semana, os Estados Unidos, a União Europeia e Organização dos Estados Americanos teceram críticas ao que vem acontecendo em El Salvador.

Outros temas abordados nesta edição

  • Conheça as vovós que lutam pela democracia na Polônia;
  • Eleições na Escócia: novo referendo sobre independência do Reino Unido está em jogo;
  • Chanceler diz que Brasil mantém posição contrária à quebra de patente de vacinas contra a Covid.

Músicas tocadas nesta edição

Calle 13 – Digo Lo Que Pienso

Herencia de Timbiquí – Vive a tu manera

El Pescador – Totó La Momposina

Soy Yo – Bomba Estéreo

Confira a música mais tocada na Malásia

Leave The Door Open – Bruno Mars feat. Anderson. Paak

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPhac e a Unialfa, sob supervisão do jornalista Denys de Freitas.