A Quaresma, período de tradição religiosa que dura 40 dias e se estende até a Páscoa, é uma temporada em que o brasileiro come mais pescados. Nessa época, é comum que os católicos substituam a carne vermelha pelos peixes.

Por isso, a expectativa do Sindicato do Comércio Atacadista de Goiás é de que as vendas deste tipo de produto cresçam em torno de 10%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Independentemente da receita, antes de levar o pescado para casa, é importante se atentar aos detalhes que fazem toda a diferença na mesa e na saúde. Por isso, vale lembrar que é preciso buscar opções em estabelecimentos confiáveis, que acondicionam o alimento da maneira correta, mantendo seu frescor e características.

Os congelados também merecem atenção no momento que entram para o carrinho. O consumidor deve se manter atento e verificar se não há excesso de gelo no produto ou apresenta sinais de descongelamento.

Também é importante verificar a data de validade, higiene e qualidade geral do pescado. O odor do peixe deve ser característico, porém suave, sem ser desagradável.

Para a escolha do peixe fresco, alguns pontos são importantes: olho brilhante, guelras laterais rosadas, lombo com textura do braço humano e barriga com película interna inteira. Caso opte por comprar filés, a carne deve estar bem firme e elástica.