Dados do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), mais de 580 mil eleitores no Estado estão com irregularidades nos títulos e podem perder direito ao voto em 2022.

Goiás possui ao todo cerca de 5,2 milhões de eleitores. O coordenador da Vice-Presidência e Corregedoria do TRE-GO, Welinton Pereira da Silva, enumera as pendências mais comuns na Justiça Eleitoral goiana. Confira a seguir a partir de 00:25:00

“São os eleitores que tiveram seus títulos cancelados por ausência às urnas. O eleitor tem seu título cancelado sempre que deixa de votar por três eleições consecutivas. Também tivemos um grande número de eleitores que tiveram seus títulos cancelados por não terem comparecido à revisão do eleitorado para coleta dos dados biométricos. Esse procedimento se encerrou em 2018. Só nessa situação são mais de 350 mil eleitores que tiveram seus títulos cancelados”, afirma.

O eleitor goiano tem até maio de 2022 para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Para tirar dúvidas sobre os serviços disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO), basta entrar em contato com o Tele-Eleitoral pelo disque 148. Nessa central, o eleitor pode obter informações sobre como tirar o primeiro título de eleitor (alistamento eleitoral), verificar a situação atual do título, ou seja, se consta alguma pendência, multa, se está cancelado ou ativo. Também pode tirar dúvidas sobre prazos, bem como sobre a legislação eleitoral, entre outras.

A Justiça Eleitoral também disponibiliza diversos serviços on-line para o cidadão, por meio do Título Net. Demandas como alistamento, transferência, regularização e revisão do título eleitoral podem ser sanadas remotamente.

Os serviços de emissão de certidões ou multas estão disponíveis ainda pelo aplicativo e-Título ou o site do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. Se preferir, acesse clicando nos links abaixo:

• Consulta ao título eleitoral

• Consulta de multa e quitação eleitoral

• Certidões eleitorais

• Crimes eleitorais

• Filiação partidária

• Composição partidária

• Sistema Título Net

• Eleitor no Exterior