O retrospecto

Espanha x Alemanha se enfrentaram neste domingo (27), no Estádio Al Bayt, pela segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo do Qatar 2022, em situações distintas. Os alemães entraram em campo incomodados pela derrota na estreia para o Japão, mas aliviados pela vitória da Costa Rica sobre o japoneses por 1 a 0. Os espanhóis entraram sob o conforto de duas goleadas: 7 a 0 sobre os costarriquenhos na abertura da Copa e o 6 a 0 no último confronto contra a própria Alemanha pela Liga das Nações.

Vale lembrar de outra vitória marcante dos espanhóis sobre os alemães. Foi pelas semifinais da Copa da África do Sul, em 2010, quando a Espanha ganhou de 1 a 0 com gol marcado pelo zagueiro Puyol . O triunfo levou a Espanha à final, onde conquistou o título mundial frente a Holanda.

A última vitória da Alemanha sobre a Espanha em mundiais foi em 1982, na Copa realizada em solo espanhol. Os germânicos ganharam por 2-0. Em Copas são quatro jogos entre as duas seleções com duas vitórias da Alemanha, uma da Espanha e um empate. No geral, são 25 partidas entre elas com 9 vitórias da Alemanha, 8 da Espanha e  8 empates. 

Dois campeões assistiram ao jogo das tribunas!

Lothar Matthäus, que disputou 5 Copas do Mundo pela Alemanha, assistiu ao jogo da tribuna do Estádio Al Bayt. Ele foi campeão mundial 1990, na Copa da Itália. Jogou os 7 jogos daquela copa. Marcou um gol. Ao todo, nos 5 mundiais, Matthäus disputou 25 partidas e assinalou 6 gols. Em toda a carreira foram 930 jogos com 227 gols. Em 2006, Lothar Matthäus teve uma rápida passagem como técnico do Athletico Paranaense.

Do lado espanhol, o zagueiro campeão mundial 2010, Carles Puyol, também estava nas tribunas do estádio. Com a sua vasta cabeleira assistiu ao jogo ao lado do também campeão mundial David Villa. Puyol fez o gol da Espanha sobre a Alemanha na vitória por 1 a 0 na Copa da África do Sul. Ao todo, foram 14 jogos em 3 Copas disputadas e um gol marcado. Ao longo da carreira, Puyol disputou 782 partidas e anotou 27 gols.

Jogo de alto nível!

O empate em 1 a 1 entre Espanha e Alemanha foi um dos melhores jogos da Copa. Os goleiros Neuer e Simon fizeram defesas importantes. Os alemães conseguiram equilibrar o jogo. Impediram o tiki-taka dos espanhóis.

Gol anulado pelo VAR!

No primeiro tempo, Kimmich cobrou falta na cabeça do Rüdiger. O zagueiro fez o gol de cabeça. O VAR interveio e anulou. Decisão foi tomada em 36 segundos.

Os artilheiros saíram do banco!

Os autores dos gols entraram no segundo tempo. Morata entrou no intervalo do jogo e aos 16’ fez 1 a 0 para a Espanha. Do outro lado, o atacante Füllkrug entrou na metade da etapa final para empatar o jogo aos 38’

Alemães pediram pênalti!

Aos 34’ do segundo tempo, os alemães reclamaram um pênalti. A bola bateu na mão do volante Busquets. O árbitro holandês Danny Makkelie não marcou. O árbitro do VAR Paulus Van Boekel da Holanda não chamou.

Já vi muitos pênaltis sendo assinalados em lances semelhantes.

Apesar dessa polêmica achei que o resultado foi justo. A Espanha teve chance para fazer o 2 a 0, mas de outro lado, depois do empate, a Alemanha teve chance para fazer a virada.

Na última rodada, a Espanha joga pelo empate contra o Japão e a Alemanha tem que ganhar da Costa Rica para se classificar para as oitavas de final no Grupo E.

Leia mais