Começa nesta quarta-feira (14) e segue até a próxima sexta-feira (16), em Brasília, a segunda edição do congresso “Diálogos sobre a Educação” organizado pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). O evento reúne autoridades, juristas, gestores e especialistas da Educação com o objetivo de discutir os principais desafios da Educação brasileira.

Nos três dias de atividades serão discutidos temas como a Educação brasileira oferecida às crianças de zero a 6 anos, com a divulgação dos resultados da pesquisa do projeto “Primeiros Anos”; a relevância do bilinguismo com foco nos idiomas português e espanhol, falados por mais de 800 milhões de pessoas no mundo; e a importância da governança na Educação, com a avaliação de projetos considerados importantes no atual contexto.

A edição deste ano contará com a participação de nomes como José Henrique Paim, ex-ministro da Educação e atual coordenador da equipe de transição na área da educação; Benjamin Zymler, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e Francisco Gaetani, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

Também estão confirmadas as participações de Nuno Crato, ex-ministro da Educação de Portugal; Maria Helena Guimarães Castro, Presidente do Conselho Nacional de Educação; Fernanda Castro Marques, do Movimento Colabora Educação; além de outros 30 especialistas na área.

Programação

O primeiro dia, 14 de dezembro, será dedicado ao tema da primeira infância, apresentando os resultados do projeto “Primeiros Anos”, um trabalho de pesquisa que retrata as condições de oferta da educação infantil brasileira. 

A pesquisa buscou, nas cinco regiões do país, encontrar exemplos de práticas pedagógicas, desenvolvimento infantil, gestão e infraestrutura das unidades educativas. Além disso, haverá cursos de formação para os agentes e atores da Educação Infantil, bem como um selo de qualidade para municípios.

Na quinta-feira, (15), serão apresentados os resultados alcançados nos projetos “Cruzando fronteiras e Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE)”, dos quais decorrem do Programa Ibero-americano da Difusão da Língua Portuguesa.

Já na sexta-feira (16) o evento contemplará a apresentação das três publicações resultantes do projeto de “Governança da Educação”, que são: “A Governança da Educação Básica”; “Governança e o Regime de Colaboração”; e “A relação da governança com o controle estatal”, todas em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE).

Leia mais: