Um dos temas abordados pelo Tom Maior desta segunda-feira (22), é Ecologia dos Sistema Humanos que engloba a criação ecológica e um método de intervenção preventiva psicossocial aplicado nos sistemas humanos. Para falar sobre este assunto a Sagres TV convidou a psicóloga clínica, especialista em Ecologia dos Sistemas Humanos pela Escola Espanhola De Terapia Reichiana (Ester), especialista em Psicoterapia Breve Caracteroanalítica e especialista em Vegetoterapia, Fabiana Leão.

A psicóloga explicou em que consiste a Ecologia dos Sistema Humanos. “Consiste na criação de uma ecologia o que propõe um processo maturativo de desenvolvimento psicossocial, que propiciam relações saudáveis nos meios humanos. Normalmente como se trata de um trabalho preventivo nós atuamos mais com as crianças, mas acaba pegando todo sistema, pois nós preparamos o sistema para receber essas crianças”, explicou Fabiana.

A especialista esclareceu quais são as formas de atuação na Ecologia dos Sistemas Humanos. “É possível atuar individualmente, no consultório como, por exemplo, tem uma família com uma demanda e neste caso nós trabalhamos junto com a família o profissional vai atuar na orientação proporcionando um ambiente favorável para que esta criança se desenvolva. Existem também a possibilidade de fazer grupos para que a gente consiga alcançar o maior número de pessoas possíveis”, esclareceu.

Segundo a psicóloga o trabalho, as vezes, é trazer os pais para sentirem o bebê e se reconectarem com a criança. “Normalmente é imposto aos pais muitas regras, são muitos nãos é muita limitação. É possível que todas essas regras acabem desconectando os pais do filho. Então a ideia é simplesmente, deixar que os pais sintam o bebê e tomem as suas próprias decisões principalmente com o bebê tão pequeno. O primeiro passo é colocar os pais e os filhos em sintonia e encontrar o local em que está agradável para essa família, explicou.

Confira a entrevista na íntegra com a psicóloga Fabiana Leão