Adversário do Vila Nova Futebol Clube na próxima quinta-feira (21), no Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia, pela segunda fase da Copa Verde, o Rio Branco de Venda Nova, do Espírito Santo, vive a expectativa de fazer história logo em sua primeira participação na competição nacional.

Depois de eliminar o Interporto com uma vitória por 1 a 0 fora de casa na primeira fase da Copa Verde, o clube de Venda Nova do Imigrante – cidade localizada na região sudeste do estado capixaba, distante 100 quilômetros da capital Vitória, com cerca 28 mil habitantes – vive seu melhor momento, afinal conquistou o campeonato estadual 2020, foi vice em 2021 e na atual temporada participou pela primeira vez de competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em sua história de 76 anos – foi fundado em 29 de junho de 1945 – se licenciou das atividades em 1999 e retornou em 2016 na segunda divisão do Campeonato Capixaba. São dois títulos na história: campeão da primeira divisão estadual em 2020 e da segunda divisão em 1993. Na atual temporada, ficou como vice capixaba, participou pela primeira vez do Campeonato Brasileiro Série D e ficou na 33ª colocação. Na Copa do Brasil, também em sua estreia, foi eliminado pelo ABC-RN logo na fase inicial.

Além da Copa Verde, o Rio Branco de Venda Nova está em ação pela Copa Espírito Santo. Em seis jogos, venceu dois, empatou três e perdeu um. Ocupa a 3ª colocação do grupo A com 9 pontos. No último confronto, perdeu em casa para o Vilavelhense por 2 a 1.

Elenco

O “Brancão Polenteiro”, como é conhecido o Rio Branco de Venda Nova, é comandado pelo técnico Rodrigo César, 33 anos, que pendurou as chuteiras no ano passado e logo depois assumiu como auxiliar do Vitória, do Espírito Santo.

No elenco, o volante Willian Sarôa, 34 anos, tem uma passagem pelo Goiânia Esporte Clube no ano passado. O time, que iniciou o jogo diante do Interporto e garantiu a classificação para pegar o Vila Nova, teve: Yuri, Douglas, Ferrugem, Jonata Pê e Neto; Leomir, Willian Sarôa, Gustavo e Willian Chrispim; Waschington e Montaño.