Sagres em OFF
Rubens Salomão

Consórcio de estados assina acordo com PNUD para desenvolvimento sustentável

Na primeira reunião sob a presidência do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), o Consórcio Brasil Central (BrC) assinou acordo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). O encontro ocorreu nesta terça-feira (23), na sede do Banco de Brasília, na capital federal.

A reunião contou com a participação de líderes e representantes dos sete estados consorciados, com os governadores Mauro Mendes (Mato Grosso) e Wanderlei Barbosa (Tocantins). Além da vice-governadora Celina Leão (DF), o vice-governador José Carlos Barbosa (Mato Grosso do Sul) e representantes de Maranhão e Rondônia.

As autoridades assinaram um Memorando de Entendimento do consórcio e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O acordo busca estabelecer uma colaboração em relação à Agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

consorcio brasil central caiado assembleia de governadores
Foto: Governadores do Consórcio Brasil Central assinam acordo com PNUD. (Crédito: Divulgação/BrC)

Consórcio

A ação busca o engajamento dos servidores públicos dos estados consorciados com a Agenda 2030, promovendo o desenvolvimento integrado da região do Brasil Central. Aliado à preservação ambiental e ao acesso a instrumentos de financiamento internacional de projetos relacionados à sustentabilidade.

Avanço

“Esta Assembleia representa um marco importante na nossa busca por soluções conjuntas para os desafios que enfrentamos. A união e a colaboração entre os estados do Brasil Central são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento econômico e social de nossa região”, avaliou Ronaldo Caiado.

Pautas

Além da assinatura do acordo com o PNUD, os governos dos sete estados avançaram na liberação de linha de crédito, junto ao BRB. Os empréstimos têm objetivo de financiar a compra de equipamentos para as Secretarias de Segurança Pública. O evento ainda foi marcado por críticas à proposta de leis complementares do governo Lula à reforma tributária.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes; e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.