Como parte das comemorações do aniversário de Goiânia, foram plantadas mudas de ipês no Parque do Cerrado, que fica ao lado do Paço Municipal. Foi feito o plantio de 86 mudas, a mesma idade que a capital completou. A primeira muda foi plantada pelo prefeito Iris Rezende, que lembrou que essa área que foi desmatada começa a ganhar características originais: “O que foi desmatado para virar pastagem, vai voltar a ser uma floresta, o plantio dessas mudas é apenas o início”.

Prefeito Iris Rezende plantando a primeira muda de ipê no Parque do Cerrado (Foto: SagresTV)

Com área total de 15 alqueires, quando estiver concluído, o parque será um dos maiores de Goiânia. Terá espaço para esporte, lazer, convivência e deve valorizar ainda mais uma trilha de ciclismo, que fica dentro do parque, e é considerada uma das mais importantes da região.

O projeto é do arquiteto Guilherme Takeda e deve ser executado em 7 etapas. “A previsão é que a primeira etapa seja concluída ainda dentro dessa administração, ou seja, até o final do ano que vem”, afirma Gilberto Marques Neto, presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

Durante o plantio das mudas, veículos, como patrolas, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Goiânia (Seinfra), trabalhavam abrindo ruas de ligação na área do parque. A obra será feita em parceria com uma construtora proprietária de edifícios da região. A lei que cria o Parque do Cerrado é de 2013, mas só agora começa a sair do papel. Uma das explicações para a demora, segundo o presidente da AMMA, é que foram necessárias mudanças no projeto original que era muito dispendioso. “Previa obras, como até um teleférico, que encareciam em até 50 milhões de reais o projeto. Com as mudanças, o parque ficou exequível, dentro das nossas condições financeiras”, contou.

Confira a reportagem de Silas Santos

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/pjFRLYRNjwg” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}