O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou o novo cronograma completo do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) nesta quinta-feira (4). Então, a previsão de convocação e posse dos aprovados é para janeiro de 2025.

A aplicação das provas do “Enem dos concursos” estava marcada para 5 de maio, mas precisou ser adiada por causa das enchentes no Rio Grande do Sul. 

De acordo com o novo cronograma, o cartão de confirmação de inscrição com os locais de provas será divulgado em 7 de agosto e as provas serão aplicadas em todo o país no dia 18 de agosto. O resultado final do CPNU será divulgado em 21 de novembro.

Fonte: MGI

Novas regras

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou um novo edital nesta quinta-feira (4) com as novas regras do concurso. O edital é para evitar a possibilidade de novo adiamento do cronograma previsto, inclusive para eventos como o que ocorreu no Rio Grande do Sul. 

“Caso ocorra algo da mesma magnitude, temos uma solução para que não seja preciso adiar a prova, como ocorreu em maio. São algumas alterações no edital, importantes para fazer frente à  mudança de calendário”, explicou a ministra da pasta, Esther Dweck.

A nova regra publicada é sobre a “aplicação extraordinária em decorrência de evento logístico excepcional e imprevisível que inviabilize a aplicação da prova”. Nesse sentido, conforme o edital, o concurso não será mais adiado e somente terá aplicação se o evento atingir o quantitativo mínimo de candidatos de 0,5%.

Acesse o novo edital e o antigo edital do Concurso Público Nacional Unificado.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.

Leia mais: