Imagem: Divulgação OCB/SESCOOP-GO

Com iniciativas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU para erradicar a pobreza extrema no mundo até 2030, as cooperativas brasileiras têm mostrado que atitudes simples podem mudar o mundo. Por meio do Dia de Cooperar (DiaC), cuja celebração ocorre em 30 de junho, cooperativistas e voluntários dos quatro cantos do País vão dar as mãos e promovem iniciativas que transformam a realidade das pessoas e contribuem para a construção de um país mais justo, equilibrado e com mais oportunidades para todos.

Aqui em Goiás, o compromisso com essas iniciativas transformadoras já é uma realidade desde 2014,  as cooperativas, com o apoio do Sistema OCB/SESCOOP-GO, realizam a celebração do Dia de Cooperar. O evento começa as 8h30 e segue até às 14h no Parque Zoológico de Goiânia. A entrada será um 1 kg de alimento não perecível ou 1L de leite. 

Ao todo, 16 cooperativas estão confirmadas para desenvolver atividades como aferição de pressão arterial, massagem terapêutica e avaliação postural, orientações sobre saúde bucal e educação financeira, degustações de tapioca e doce de leite, dentre outras. A estimativa é de que mais de 3 mil pessoas passem pelo Zoológico no dia 30 de junho.

O Dia C é um grande movimento nacional de estímulo à realização de iniciativas voluntárias, contínuas, transformadoras e efetivas, em todos os municípios brasileiros. A meta deste ano 2018 é beneficiar mais de um milhão de pessoas e contribuir ainda mais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2017, o Dia C Goiás alcançou um patamar recorde em números de beneficiados e voluntários. Em todo o Estado, os projetos realizados pelas 47 cooperativas participantes impactaram 49,6 mil pessoas. Ao todo, mais de 3,1 mil voluntários uniram forças para colocar em prática essa importante campanha de responsabilidade socioambiental do cooperativismo brasileiro.

No País, um total de 1.563 cooperativas desenvolveram 409 projetos contínuos com a mobilização de mais de 120 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 1.081 municípios espalhados por todos os estados e no Distrito Federal. Este ano, a meta é beneficiar mais de um milhão de pessoas no Brasil.