Imagem: internet 

Pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), aponta liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial. O levantamento foi realizada entre 21 e 24 de junho com 2 mil eleitores em 128 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Lula, mesmo preso, esta em primeiro lugar com 33% da preferência do eleitorado na pesquisa estimulada, quando é apresentada ao entrevistado uma lista com os nomes dos pré-candidatos. Jair Bolsonaro fica em segundo lugar com 15%. Marina Silva soma 7%, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin têm 4% cada, e Álvaro Dias 2%.

Sem a presença do ex-presidente Lula os pré-candidatos à Presidência da República, Jair Bolsonaro, do PSL, e Marina Silva, do Rede Sustentabilidade, iriam para o segundo turno. Neste cenário , Bolsonaro aparece com 17% da preferência do eleitorado e Marina com 13%. Ciro Gomes, do PDT, aparece em terceiro lugar, com 8%, seguido de perto por Geraldo Alckmin, do PSDB, com 6%. Álvaro Dias, do Podemos, soma 3%.

Na pesquisa espontânea, Lula também aparece em primeiro lugar com 21%, Bolsonaro tem 11%. Ciro Gomes e Marina Silva estão empatados neste cenário, com 2% cada.

O Ibope não pesquisou cenários para segundo turno porque essa é a primeira contratada pela CNI de intenção de votos deste ano. Segundo o gerente-executivo de pesquisa e competitividade da CNI, Renato da Fonseca, é preciso ter um histórico de pesquisas para poder traçar cenários de segundo turno a serem apresentados para os entrevistados. Na próxima pesquisa do Ibope/CNI, prevista para setembro, deverão ser levantados os cenários de segundo turno.

Avaliação do governo

A pesquisa CNI/IBope também avaliou o governo do presidente Michel Temer. De acordo com dados da pesquisa, a insatisfação da população com o governo aumentou sete pontos percentuais, saindo de 72% para 79%.