A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP-GO), promove em Goiânia o 5º Curso de Inteligência de Segurança Pública (CISP).

O curso, realizado no auditório da SSPAP-GO, reúne 45 alunos, entre policiais civis, militares, bombeiros, agentes prisionais e servidores da superintendência de Polícia Científica. De acordo com o superintendente de inteligência da SSPAP-GO, Danilo Fabiano Carvalho de Oliveira, o objetivo da formação é capacitar os agentes e integrar as forças de segurança.

“Estamos promovendo, nas quatro semanas seguintes, um encontro com os vários segmentos das forças de segurança do estado de Goiás e até de outros estados no sentido de integras as inteligências. Primeiro, vamos capacitá-los, através de várias palestras como esta de hoje”, ressalta.

Participou do evento de abertura nesta terça-feira (30), o coordenador geral de Inteligência da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça e Cidadania, delegado Romano José Carneiro da Cunha Costa, que esteve à frente da segurança nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro. Ele destaca o que a experiência da olimpíada pode agregar para a Segurança no país.

“Essa experiência das Olimpíadas vai servir para a segurança pública do Brasil. Temos neste congresso dezenas de agentes das Polícias Militar e Civil, daqui de Goiás trabalhando conosco adquirindo toda a experiência do planejamento e da execução como também da capacitação e do network que foi desenvolvido com essa operação”, finaliza.

Entre os participantes, há representantes de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia. O 5º CISP terá duração de 30 dias.

Combate ao crime

Durante a abertura do 5º CISP, o vice-governador e titular da SSPAP-GO, José Eliton, destaca que o uso do aparato de inteligência é um forte instrumento no combate ao crime organizado. “O investimento nesta área nos dará condição de fortalecer a paz social”, resume.

José Eliton reforça que “essa atividade é imprescindível para o sucesso de ações como, por exemplo, o Pacto Interestadual de Segurança Integrada”, que já conta com a adesão de dez Unidades da Federação no combate à criminalidade. O desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga afirmou que “o Judiciário aplaude eventos como este”. Já o promotor de Justiça, Giuliano da Silva Lima ressaltou que “a agenda da segurança pública tem sido a prioridade do Estado de Goiás”.

zelitoncisp

Com informações do repórter Jerônimo Junio