Imagine a possibilidade de ganhar um almoço ao trabalhar em hortas, um passeio de caiaque por recolher lixo ou uma descida de esqui por optar pela bicicleta. Isso acontece em Copenhague, capital da Dinamarca, por meio do programa do Conselho de Turismo de Copenhague, o CopenPay.
O programa quer reverter o impacto negativo do turismo na geração de resíduos e nos ecossistemas locais. Então, o comportamento ecológico dos turistas será avaliado e eles podem receber os prêmios ligados às diversas atrações turísticas da cidade como recompensa.
O CopenPay estará em teste entre os dias 15 de julho e 14 de agosto, em 24 estabelecimentos turísticos. Se for bem sucedido, o programa será anual na cidade. Entre os prêmios, os turistas podem participar de oficina de obra de arte se levarem resíduos plásticos à Galeria Nacional da Dinamarca.
Muito visitado pelos turistas, o CopenHill de Copenhague pode dar um passeio de esqui na encosta do telhado do edifício se as pessoas optarem por bicicleta ou transporte público. Segundo a chefe de comunicação de turismo, Rikke Holm Petersen, o programa é um “pequeno passo em direção à transição verde”.
*Com CicloVivo
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.
Leia mais: