Alessandra Nilo, co-facilitadora do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, afirmou que o Brasil não tem condições de atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dentro dos próximos seis anos. Sua análise do cenário atual, com base em dados, é que o país não está num patamar de alcançar a meta.

“Apesar de 58 das 168 metas avaliadas, que de alguma forma avançaram, esse avanço não significa que nós estamos em um patamar de poder alcançar essa meta em 2030, porque quando nós avançamos, na verdade, muitas vezes voltando para o lugar onde nós estávamos antes desse processo de tanto retrocesso que nós vivemos”, explicou.

Alessandra Nilo (Foto: ONU News)

O país atingiu satisfatoriamente apenas 7% dos ODS, segundo o Relatório Luz, do grupo de Nilo. Mas, segundo ela, os avanços de agora são, na verdade, a recuperação do que retrocedeu durante a pandemia de Covid-19, com a falta de políticas sociais e climáticas.

As 58 metas citadas tiveram “progresso insuficiente” e representam 34,5% do total. Entretanto, o maior avanço são das metas que saíram da “estagnação ou retrocesso”. “A gente viu no Brasil uma reestruturação da política de participação social, com a reorganização da estrutura de ministérios. Então tivemos políticas para mulheres, saúde, clima e meio ambiente, seguridade social e direitos humanos”, apontou.

*Com ONU News

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

Leia mais: