Foto: Rafael Bessa/Sagres On

As mudanças de rotina já então sendo vistas nas escolas e no comércio. Mas quem também aderiu as mudanças foi a Polícia Civil de Goiás (PC-GO). A nova forma de atendimento se adequa às medidas de prevenção contra o coronavírus. A delegada da divisão de comunicação Renata Chein explica quais foram as mudanças nos protocolos de atendimento.

“Caso exista a necessidade de comunicar algum crime, em primeiro lugar vá até o site da polícia civil. No site temos a delegacia virtual, que atende alguns crimes pré estabelecidos. Existe um rol de crimes que a pessoa pode registrar a ocorrência pela delegacia virtual e, mediante a análise, ele recebe o boletim no próprio e-mail e pode imprimir de casa mesmo”, explica.

Segundo Renata Chein, a polícia continua atendendo normalmente, mas estão reduzindo o atendimento presencial nas delegacias. “É bom salientar que precisamos impedir que a população vá até a delegacia sem necessidade. Neste momento a delegacia virtual está à disposição. Vamos disponibilizar telefone com Whatsapp e e-mail de grandes cidades do nosso Estado”.

A delegada explica que os telefones e e-mail devem ser acionados antes mesmo de a população procurar uma delegacia. Pelos canais de primeiro atendimento o cidadão será orientado se o crime pode esperar os 15 dias de restrição para ser investigado ou se precisa da atuação imediata da polícia.

Homicídio, feminicídio, remoção de cadáver, furto e roubo de veículo e autos de prisão em flagrante estão sendo realizados normalmente nas unidades policiais. Segundo Renata Chein, a população não está sem atendimento, a polícia civil não está fechada.

A portaria que desaconselha o comparecimento nas delegacias da polícia civil, em caso de ocorrências de menor gravidade, faz parte de um conjunto de ações adotadas pela Secretária de Segurança Pública em prevenção ao coronavírus. A delegacia virtual pode ser acessada através do site policiacivil.go.gov.br e o telefone 197 também pode ser utilizado em caso de necessidades.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença 

*Com reportagem de Rafael Bessa