A 1ª Companhia Independente de Trindade do Corpo de Bombeiros iniciou oficialmente nesta sexta-feira (22), a Operação Romaria. Estavam presentes na solenidade o subcomandante do Corpo de Bombeiros de Goiás, coronel Divino Aparecido de Melo, o comandante da operação, major Emerson Divino, e outras autoridades. O reverendo Marcelino Ferreira, da Paróquia Divino Pai Eterno, também participou da abertura, abençoando todo o efetivo em oração.

Para o lançamento oficial, o major Emerson apresentou o efetivo ao comandante coronel Divino, que enfatizou a importância do trabalho técnico e humano dos bombeiros. “A cidade vai receber mais de dois milhões de pessoas. Sabemos que nossa responsabilidade é grande, mas é uma satisfação para a corporação poder contribuir para um evento religioso tão grandioso em nosso Estado”. E mais. “Com certeza acidentes ocorrerão. Por isso, os bombeiros não poderiam deixar de cumprir sua responsabilidade constitucional e humana, a de auxiliar os irmãos que virão em procissão de fé”, enfatizou.

Já o comandante da Operação Romaria, major Emerson, explicou como será a divisão tática do efetivo de mais de 600 homens. “Planejamos a operação em duas etapas. A primeira já acontece há um mês, que é a orientação e inspeção em estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares, pousadas, hotéis, parques infantis, circos e etc. O objetivo é garantir a segurança desses locais antes dos romeiros chegarem”, explicou.

A segunda etapa acontece durante a caminhada dos romeiros e a organização da cidade nos últimos 4 dias de festa, datas em que cresce significativamente o número de fiéis. “Equipes de moto-resgate estarão de prontidão, principalmente nos últimos quatro dias de eventos. Na primeira fase, período de menor fluxo, trabalharemos com 10 viaturas e 40 homens. E na segunda fase, em torno de 20 a 25 viaturas e 80 bombeiros por dia, totalizando 600 homens” concluiu.

Se a pessoa se sentir mal durante a caminhada e o Centro de Apoio ao Romeiro ainda estiver distante, bombeiros orientem que ela sente, afrouxe as roupas, tire os calcados e solicite ajuda pelo telefone 193. O posto de atendimento do Corpo de Bombeiros permanece durante os 10 dias do evento funcionando durante 24h.

Do Goiás Agora.