Hoje (21), às 20 horas, na Sagres TV, tem a nova edição do Pauta 1, o programa que conecta você com profundidade aos principais assuntos do Brasil e do mundo. Em destaque, a relação do Cerrado com a crise climática no sul do país e como esse importante bioma brasileiro pode influenciar diretamente nos padrões de chuva e nas inundações no Rio Grande do Sul.
A região central do Brasil, que inclui o bioma do Cerrado, desempenha um papel significativo nas chuvas no Rio Grande do Sul devido à diversas interações atmosféricas e climáticas. Fenômenos climáticos globais, como El Niño e La Niña, podem influenciar os padrões climáticos no Brasil, afetando a frequência e a intensidade das chuvas no sul brasileiro.
Mudanças provocadas
Durante eventos de El Niño, por exemplo, as chuvas tendem a ser mais frequentes e intensas na região sul. Para discutir mais a fundo esse assunto, contamos com a participação da meteorologista e gerente do Inmet em Goiás, Elizabete Alves Ferreira.
O impacto relativo a questões como as variações na pressão atmosférica no Cerrado e seu relfexo nas condições climáticas do Rio Grande do Sul é outro foco, além de abordar como o desmatamento do Cerrado pode influenciar as enchentes na região sul do Brasil.
Não perca esta oportunidade de se informar e debater sobre um tema tão relevante! O Pauta 1 vai ao ar na Sagres TV às 20 horas desta terça-feira, 21. Acompanhe e participe desta importante discussão para entendermos melhor os desafios e as soluções relacionadas à crise climática.
Assista ao programa
Educação Climática
O programa conta ainda com a presença de Karen Mascarenhas, diretora de Recursos Humanos e Comunicação e vice-coordenadora do Projeto de Percepção Social do Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI, na sigla em inglês), da Universidade de São Paulo (USP).
Karen discute como a educação climática pode ser uma ferramenta poderosa para prevenir desastres como as enchentes no Rio Grande do Sul. Ela também fala sobre uma ferramenta inovadora destacada em publicação na renomada revista Science Advances, que auxilia formuladores de políticas públicas a aumentar a eficiência e a educação climática no mundo.
Não perca a oportunidade de entender melhor como estratégias coletivas podem mitigar as mudanças climáticas e proteger nossas comunidades. Saiba mais sobre os estudos mais recentes, os impactos das intervenções testadas e a importância dos aspectos sociais no enfrentamento das mudanças climáticas.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática