A Secretária de Saúde de Aparecida de Goiânia informou, nesta quinta-feira (16), que seguirá a orientação do Estado de Goiás sobre a vacinação em adolescentes com 17 sem comorbidade. Sendo assim, por enquanto, a Campanha ocorre normalmente na cidade. A informação foi divulgada após o Ministério da Saúde (MS) recomendar a suspensão da vacinação de adolescentes e a Secretária de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) optar por seguir com a imunização no Estado.

Leia mais: Projeto oferece cursos profissionalizantes a moradores do Residencial Buriti Sereno em Aparecida

No momento, Aparecida está aplicando a primeira dose em pessoas com mais de 17 anos. Adolescentes de 12 a 17 anos que se enquadrem nos seguintes grupos: gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente e jovens que estejam em cumprimento de medida socioeducativa, também estão sendo imunizados.

Mutirão de Vacinação contra a Covid

Nesta sexta e sábado, 17 e 18 de setembro, a Prefeitura de Aparecida realizará um novo Mutirão de Vacinação contra a Covid-19. Nesta edição do Mutirão serão oferecidas 2 mil vagas para agendamento da primeira dose pelo aplicativo Saúde Aparecida.

Sendo assim, qualquer morador com mais de 17 anos (adolescentes precisam estar acompanhados de um adulto responsável) poderá agendar o serviço em um dos 11 postos espalhados pela cidade, sendo dez Unidades Básicas de Saúde (UBS´s): Mansões Paraíso, Colina Azul, Bandeirantes, Parque Trindade, Cruzeiro do Sul, Cândido de Queiroz, Retiro do Bosque, Anhambi, Veiga jardim e Andrade Reis, que funcionam das 8h às 16 horas, e a Central de Imunização, que oferece a vacinação das 8h às 18 horas.

O acesso ao aplicativo pode ser feito pela plataforma android ou pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). As vagas para o Mutirão forma liberadas nesta quinta-feira (16), a partir das 17 horas.

Além disso, o Drive da Cidade Administrativa funcionará normalmente nesses dois dias, das 8h às 18 horas na sexta e das 8h às 17 horas no sábado, aplicando exclusivamente a primeira dose, sem necessidade de marcação prévia. Para receber o imunizante neste local basta apresentar documento de identidade (ou certidão de nascimento), Cartão SUS de Aparecida ou CPF e comprovante de endereço.

Também os adolescentes de 12 a 17 anos que se enquadrem nos seguintes grupos: gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente e jovens que estejam em cumprimento de medida socioeducativa, serão imunizados. As grávidas e as adolescentes em pós-parto (até 45 dias), bem como as pessoas com deficiência precisam comprovar a situação.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose também continua durante o Mutirão. O serviço estará disponível nos drives do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades e na Central de Imunização das 8 às 18 horas. Nas UBS’s dos bairros Anhambi, Cardoso, Andrade Reis, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim o reforço do imunizante será aplicado das 8 às 16 horas.

Para receber a segunda dose não é necessário agendar, basta respeitar a data prevista no cartão de Vacinação e no dia programado apresentá-lo, juntamente com documento de identidade e CPF ou Cartão SUS.

Dose de reforço dos 70+e acamados

A aplicação da dose de reforço (Terceira dose) para a população acima de 70 anos seguirá em todos os nove postos que já aplicam a segunda dose: drive-thru do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, UBS´s dos setores Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e Central de Imunização.

Para esse grupo receber a terceira dose do imunizante será necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independentemente da vacina aplicada. Os acamados não precisam entrar em contato novamente com a Central de Imunização para agendar a aplicação do reforço. A SMS fará esse controle.

Dose de reforço dos imunossuprimidos

As pessoas com alto grau de imunossupressão também devem receber a terceira dose nos nove postos citados acima. Nesses casos, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico, também independentemente da vacina aplicada.

A coordenadora Renata Cordeiro informa que ao longo de setembro e meados de outubro, toda semana, 10 UBS´s diferentes vão participar do Mutirão, conforme a programação abaixo e a disponibilidade de vacinas:

17 e 18 de setembro

UBS Mansões Paraíso
UBS Colina Azul
UBS Bandeirantes
UBS Parque Trindade
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Cândido de Queiroz
UBS Retiro do Bosque
UBS Anhambi
UBS Veiga Jardim
UBS Andrade Reis

24 e 25 de setembro

UBS Papillon Park
UBS Madre Germana
UBS Bairro Ilda
UBS Pontal Sul II
UBS Santo André
UBS Jardim Riviera
UBS Boa Esperança
UBS Jardim Olímpico
UBS Bairro Cardoso
UBS Jardim Florença

1 e 2 de outubro

UBS Mansões Paraíso
UBS Colina Azul
UBS Bandeirantes
UBS Parque Trindade
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Cândido de Queiroz
UBS Retiro do Bosque
UBS Anhambi
UBS Veiga Jardim
UBS Andrade Reis

8 e 9 de outubro

UBS Papillon Park
UBS Madre Germana
UBS Bairro Ilda
UBS Pontal Sul II
UBS Santo André
UBS Jardim Riviera
UBS Boa Esperança
UBS Jardim Olímpico
UBS Bairro Cardoso
UBS Jardim Florença

15 e 16 de outubro

UBS Mansões Paraíso
UBS Colina Azul
UBS Bandeirantes
UBS Parque Trindade
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Cândido de Queiroz
UBS Retiro do Bosque
UBS Anhambi
UBS Veiga Jardim
UBS Andrade Reis