A Prefeitura de Aparecida de Goiânia firmou convênio com a Caixa Econômica Federal para oferecer cursos profissionalizantes e atividades esportivas aos moradores do condomínio Residencial Buriti Sereno, onde vivem 832 famílias de baixa renda. Além de capacitar para o mercado de trabalho e viabilizar o 1º emprego, a iniciativa busca fomentar a iniciação esportiva, favorecendo o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

Leia mais: Aparecida disponibiliza lista de espera da “Xepa” da vacinação contra Covid para adolescentes de 16 anos

O contrato para execução do projeto social foi assinado nesta quinta-feira (16) pelo prefeito Gustavo Mendanha. Ele esteve hoje no condomínio junto com o vice-prefeito, Vilmar Mariano, e o secretário de Habitação de Aparecida, William Panda.

Segundo Panda, técnicos da Secretaria de Habitação começarão nesta sexta-feira (17) uma pesquisa no residencial para apurar as necessidades e preferências das famílias por cursos profissionalizantes, que serão ministrados por equipes do Sesi/Senai e, atividades esportivas. Já são previstas, por exemplo, aulas de futebol, balé, zumba, capoeira e vôlei, além das capacitações profissionais.

Segundo a gestão municipal, a iniciativa se desdobrará neste contrato pelo período de um ano e receberá investimento de R$ 748.800, oriundos do Minha Casa Minha Vida. O programa habitacional prevê trabalhos técnicos-sociais com as famílias antes, durante e depois da mudança para as unidades residenciais.

“É algo inovador aqui no município. Nossa intenção é fazer com que essas famílias se estabeleçam na sociedade”, explicou o secretário William Panda. Ele adiantou que, desde já, a Secretaria de Habitação fará plantão social permanente no condomínio, auxiliando os moradores do Residencial Buriti Sereno no dia a dia.

O prefeito Gustavo Mendanha ressaltou que, depois dos processos de seleção e sorteio dos apartamentos, a Prefeitura de Aparecida volta ao residencial para desenvolver o projeto com os moradores.

*Com informações da Prefeitura de Aparecida