O presidente do MDB Goiás, Daniel Vilela, filho do candidato à Prefeitura de Goiânia, Maguito Vilela, conversou com a Sagres 730 sobre o estado clínico de seu pai e como fica a campanha com a ausência do prefeitável. Daniel contou que, de fato, Maguito passa pela fase mais aguda da doença, com uma inflamação nos pulmões. O presidente do MDB relata que há três, quatro dias, uma tomografia apontou um comprometimento de 50% dos pulmões do candidato.

Daniel explicou que a equipe médica identificou uma oscilação na saturação do sangue, conforme Maguito fazia esforços simples e, por isso, decidiu levá-lo para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O presidente do MDB Goiás conta que espera que uma tomografia seja feita hoje (27) para identificar o grau de comprometimento atual do pulmão, mas que visitou o candidato e teve boas impressões. “Estive com ele ontem à noite na UTI, ele estava muito bem”.

Em agosto, Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 e, também, alguns amigos com a doença. Em função disso, há uma preocupação com o emocional do candidato. Daniel conta que inicialmente houve um abatimento, mas que após o primeiro dia na UTI, Maguito aparentou ter mais ânimo.

Para o presidente do MDB Goiás, Maguito ainda deve ficar uns dias na UTI com o suporte ventilatório e depois, provavelmente, precisará fazer fisioterapia para recuperação da função pulmonar. Logo, o candidato não tem previsão de alta para esta semana, mas Daniel espera contar com a presença de Maguito para a campanha.

“Estamos preparando para poder ter aí, se Deus quiser, ele na reta final, num patamar de campanha bem confortável, num patamar de crescimento também da campanha. Enfim, não tem muito o que ser feito e nem é possível mensurar os prejuízos que a gente tem com a ausência dele, mas estamos tentando agir da melhor forma possível. Enfim, levar ao conhecimento de toda a população essa candidatura”.

Em nota divulgada nesta manhã, a equipe de Maguito Vilela informa que o candidato será transferido, hoje (27), para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde terá “melhores condições para tratamento da recuperação da inflamação dos pulmões”.

Confira a nota na íntegra:

O candidato a prefeito de Goiânia pelo MDB, Maguito Vilela, será transferido hoje para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para dar prosseguimento ao tratamento da inflamação pulmonar causada pela Covid-19.

O quadro clínico do candidato continua estável, com pressão, função cardíaca e renal normais e ele não apresenta necessidade de ventilação pulmonar invasiva.

A transferência se dará por recomendação médica em função de o paciente poder encontrar, na unidade do Hospital Albert Einstein de São Paulo, melhores condições para tratamento da recuperação da inflamação nos pulmões.

Matéria atualizada às 11h51 para acréscimo de informações