Sagres em OFF
Rubens Salomão

Daniel Vilela elogia escolha de Caiado para Secretaria de Indústria e Comércio

A presença do ex-deputado estadual José Vitti na Secretaria de Indústria e Comércio favorece a relação entre o governo de Ronaldo Caiado (DEM) e representantes do setor empresarial do estado, marcada por altos e baixos, mas também tem aspectos positivos para a composição, buscada pelo governador, com o principal partido de oposição em Goiás: o MDB.

Como antecipado pela Sagres, têm ganhado força nos bastidores os relatos sobre possível aproximação entre o presidente do partido, Daniel Vilela, e o governo estadual – principalmente depois da morte do prefeito de Goiânia, Maguito Vilela. Em nova sinalização, Daniel usou as redes sociais para aprovar a posse de Vitti no cargo.

Segundo o ex-deputado federal, o ex-presidente da Assembleia Legislativa tem “competência e disposição” para fazer “um grande trabalho”. Daniel ainda aponta que “o setor produtivo goiano é forte, resiliente e pode contribuir muito para o desenvolvimento do nosso Estado”.

“Parabéns ao amigo José Vitti pela missão de comandar a Secretaria Estadual de Indústria e Comércio!”, exclamou Daniel Vilela na mensagem. Nos bastidores, avaliação é de que o caminho do MDB para 2022 poderá seguir o rumo da convergência, como defendia Maguito desde o processo eleitoral de 2018.

O retorno

O vídeo gravado e publicado ontem por Ronaldo Caiado e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), depois de reunião entre ambos e auxiliares, mostra o retorno do governador ao papel de protagonista no combate à pandemia em Goiás. Depois de liderar as medidas e decretos de isolamento no início da pandemia, o governador deixou de tentar liderar o processo e deixou a responsabilidade a cada município.

Participação

O prefeito de Goiânia publicou a criação de um conselho político para auxiliá-lo nas tomadas de decisão. Entre os membros, o presidente do MDB, Daniel Vilela. Mesmo vereadores independentes e de oposição avaliam positivamente o Conselho e apontam que a criação pode evitar que o prefeito cometa erros na gestão da Capital.

Pode dar certo

O opositor Kleybe Morais (MDB) afirma que este foi o primeiro acerto de Rogério Cruz, enquanto que Sabrina Garcez (PSD) avalia que enxerga a medida “com bons olhos”.

Novo auxílio

O governo federal realizou o último pagamento do auxílio emergencial na quarta-feira (27) e a prefeitura de Goiânia pretende implantar já no próximo mês, a partir de aprovação de projeto pela Câmara Municipal, o novo auxílio de R$ 300 mensais para famílias de baixa renda. O projeto foi promessa da campanha do MDB em 2020.

Detalhes…

Rogério Cruz antecipa que o objetivo é apresentar o projeto “nos próximos dias”, mas que ainda são necessárias análises de “abrangência, o estudo de impacto financeiro, desenho de implantação, entre outras variáveis”.

Sem impedimento

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), diz que não vai dar aval a qualquer proposta de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Questionado pela Folha de S.Paulo se haverá andamento no processo de afastamento do presidente, respondeu por WhatsApp: “Não”.

Mais lidas:

Leia também: