Estreia nesta sexta-feira (17) às 19h30 no YouTube o videodança ‘Sopro‘, dirigido por Anna Behatriz Azevedo, Larissa Siqueira e Marcus Nascimento. A coreografia tem como inspiração a frase do Jornalista Eduardo Galeano: “Nesse mundo de plástico e de ruído, quero ser de barro e de silêncio” e usa da estética do barro e do pó para fazer refletir sobre a vida contemporânea. 

Marcus explica que são três intérpretes criadores e que o processo de criação da dança e da dramaturgia aconteceu por experimentação. “Fazemos um paralelo com a relação de que viemos do pó e ao pó retornaremos (Gênesis 3:19). A terra seca – ‘pó’ – em contato com a água se transforma em barro e esse mesmo barro nos transforma e nos afeta de forma sensível e estética”, acrescenta. 

Em ‘Sopro’, o barro simboliza o contato consigo mesmo, com a natureza, com a essência de cada ser humano. O silêncio e a pausa, por sua vez, se fazem necessários para que o indivíduo não se perca na confusão da rotina. “O contexto do plástico traz uma superficialidade das relações humanas que chega a um estado de delírio, alucinação e loucura. O ruído, por sua vez, faz com que nossa voz deixe de ser compreendida”, completa Larissa Siqueira. 

O projeto é contemplado pelo edital de dança Adir Blanc, concurso nº 8/2021, Secretaria de Cultura. As imagens foram filmadas na Olaria Rei Canaletas, em Nerópolis e a busca era detalhes para além da superfície. A dança, portanto, não se encontra somente na plasticidade dos movimentos, mas na intenção artística. São corpos que se ressignificam ao dançar com uma edição sensível. 

“A particularidade que eu vejo desse videodança é que ele parte de uma frase e essa frase desencadeia a corporeidade dos meninos, as cenas, o material plástico e argila. Partindo de uma frase relacionada a um mundo de plástico e um desejo de silêncio, se desencadeia todo o processo de construção do videodança”, explica Anna Behatriz. 

Currículos de peso  

Marcus Vinícius Nascimento Silva é especialista em análise do movimento do Sistema Laban/Bartenieff pela Faculdade Angel Vianna – RJ. Atualmente é coreógrafo e bailarino da CenÁpice Cia de Daança e Fohat Cia de Dança. É formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), já foi bailarino da Quasar Jovem. 

Sara Caroliny Marques Moraes possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás FEF/UFG (2012) e Formação Técnica em Dança Contemporânea pelo Centro de Educação Profissional Basileu França SECT/GO (2012). É especialista em Análise do movimento humano Sistema Laban / Bartenieff pela faculdade Angel Vianna – Rio de Janeiro. 

Anna Behatriz é graduada em Artes Visuais – bacharelado em Artes Plásticas e mestra em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais – UFG. Desde 2005 produz trabalhos artísticos que transitam entre as artes visuais. De uma genialidade e ousadia singular. 

Natanael Ferreira da Silva é bailarino e coreógrafo. Desde 2005 trabalha em coreografias nas quais busca novas formas de expressão usando as ações cotidianas do corpo como linguagem poética da dança. 

Confira nesta sexta-feira (17) às 19h30