Foto: Carlos Insaurriaga/GEB

Uma virada espetacular do Atlético em Pelotas. Em confronto de rubro-negros opostos na tabela, os goianos levaram a melhor sobre os gaúchos no Estádio Bento Freitas, casa do Xavante, na noite desta terça-feira (16), pela 32ª rodada do Brasileirão Série B.

O time da casa saiu na frente com Itaqui, aos 40’ do primeiro tempo. O Atlético virou no segundo tempo com Júlio César aos 22’ e André Luís, aos 31’. Com o placar, o Dragão voltou a vencer depois de cinco rodadas, e ultrapassou provisoriamente o Vila Nova, com os mesmos 48 pontos, mas com uma vitória a mais, colado no G4.

Já o Brasil de Pelotas estaciona na 15ª posição, com 37 pontos, a cinco da zona de rebaixamento. Foi a primeira partida do Atlético após a demissão de Cláudio Tencati. Na próxima rodada, a equipe goiana enfrenta o Boa Esporte, no dia 27 de outubro, às 16h30, em Varginha-MG. Já o Brasil de Pelotas pega o CSA em Alagoas, no dia 23 de outubro, às 19h15.

Primeiro tempo

O auxiliar técnico Sandro Rosa comandou a primeira partida do Dragão após a demissão de Cláudio Tencati. A documentação de Wagner Lopes ainda não estava regularizada para que ele pudesse estar à beira do campo para orientar o time, que começou até bem o primeiro tempo.

Aos 2’, Vitinho fez boa jogada pela esquerda, foi à linha de fundo e cruzou para Júlio César se antecipar bem à defesa e cabecear firme com perigo, mas ela passou à direita da meta defendida por Marcelo Pitol.

Com 15’, o técnico Rogério Zimmermann já foi obrigado a fazer a primeira alteração no Xavante. Éder Sciola saiu sentindo para entrada de Tiago Cametá. O jogo continuou pegado. Aos 32 minutos, o árbitro já havia aplicado 5 cartões amarelos.

As melhores chances da partida a essa altura eram dos donos da casa. Depois de insistir, Itaqui conseguiu abrir o placar ao aproveitar uma sobra na entrada da área, aos 40’. Ele bateu de canhota, rasteiro, a bola ainda desviou em Oliveira, mas morreu no cantinho esquerdo de Kléver, que vinha se destacando por fazer boas defesas na partida.

Segundo tempo

O intervalo fez bem ao Atlético, que voltou mais ligado na etapa final, disposto a não perder pontos para o rubro-negro gaúcho em Pelotas. Já a equipe da casa parecia chamar o time goiano para o seu campo de defesa.

Dito e feito. Aos 22’, Thiago Santos deu uma de meia e acertou um lindo passe em profundidade para a velocidade de Júlio César, que chegou antes da zaga, invadiu a área e deu um toquinho por cima, na saída do goleiro Marcelo Pitol.

Aos 31’, o Dragão fez jus à mudança do auxiliar técnico Sandro Rosa. Pedro Bambu ganhou a jogada pela esquerda, na raça, na insistência, e cruzou na medida para André Luís, que veio do banco, cabecear livre no cantinho direito de Pitol. Era a virada goiana em Pelotas.

Ouça os gols na voz de Edmilson Almeida

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/515481612&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/515482005&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/515482263&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

FICHA TÉCNICA

Jogo: Brasil de Pelotas 1×2 Atlético (32ª rodada)

Data/hora: 16/10/2018 às 21h30, horário de Brasília.

Local: Estádio Bento Freitas, Pelotas-RS

Arbitragem

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva – PA 

Assistentes: Heronildo S. Freitas da Silva – PA e Luis Diego Nascimento Lopes – PA

Gols

GE Brasil: Itaqui (40‘1T)

Atlético: Júlio César (22‘2T), André Luís (31’2T)

Cartões amarelos

GE Brasil: Leandro Leite (28‘1T), Marcão – banco (29‘1T), Heverton (30’1T), Alex Ruan (33’2T), Wallace Pernambucano (43’2T)

Atlético: Fernandes (25‘1T), Vitinho (32’1T), Oliveira (27’2T), Pedro Bambu (27’2T)

Escalações

GE Brasil: Marcelo Pitol, Éder Sciola (Tiago Cametá), Leandro Camilo, Heverton, Leandro Leite, Alex Ruan, Itaqui, Rafael Gava (Rafael Dumas), Michel (Wallace Pernambucano), Diego Miranda e Welinton Júnior. Técnico: Rogério Zimmermann.

Suplentes: Carlos Eduardo, Tiago Cametá, Nirley, Rafael Dumas, Bruno Collaço, Lourency, Michel Schmoller, Wallace Pernambucano, Kaio, Valdemir, Léo Bahia e Marcão.

Atlético-GO: Kléver, Jonathan, Lucas Rocha, Oliveira, Pedro Bambu, Victor Oliveira (Alisson), Kayzer, Fernandes (Rômulo), Thiago Santos, Vitinho (André Luís) e Júlio César. Técnico: Sandro Rosa/Wagner Lopes.

Suplentes: Lucas Pereira, Alisson, Willian Alves, Rômulo, Bruno Santos, André Luis, M. Trindade e Denilson.

Público

Pagantes: 3.510.

Total: 4.440.