Se tem algo que o brasileiro gosta é do carnaval. Com o objetivo de criar oportunidades de crescimento espiritual durante o feriado, organizações religiosas criam retiros e reuniões. São em momentos como estes que as pessoas buscam a figura divina e formas de encarar os problemas da vida.

Leia mais: Carnaval: Como aproveitar este período para se reconectar com a religião

O descanso proporcionado pelo feriado de carnaval pode ser um destes momentos de pausa para refletir sobre como se conectar com o amor universal e encarar os desafios da vida? Para falar sobre o assunto a Sagres convidou o pastor da Igreja Cristã Evangélica Marcos José, a advogada e trabalhadora no grupo espírita Regeneração Elke Ferreira, e o frei da Ordem de Frades Menores (OFM) Edgar Alves.

Para o pastor Marcos José, os retiros espirituais são uma opção para os pessoas que buscam se conectar com a fé durante o feriado de carnaval.

”Talvez até no carnaval precisamos estar presentes para ajudar quem precisa, evangelizar, fazer com que as pessoas entendam seu propósito, porque se você foge você deixa a oportunidade de pregar o evangelho. Porém o retiro virou a mordomia do tempo, vivemos uma vida agitada e corrida e como temos o feriado prolongado como esse, podemos transformar esse tempo em uma oportunidade e alternativa, com um objetivo diferente como edificação, crescimento espiritual e pessoal”, explica o pastor.

Para Elke Ferreira, é fundamental que a mensagem espiritual chegue principalmente aos jovens, pois o retiro é um mecanismo que as religiões encontram para estimular reflexões. Ela destaca, no entanto, que é fundamental que a juventude aprenda a ouvir os mais experientes.

“É importante que o jovem aprenda a ouvir o conselho dos mais velhos, o mínimo da experiência eles já têm. No mundo em que vivemos hoje, tudo nos convida ao desregramento, à vida física vivida excessivamente, todo esse contexto nos convida a sair de dentro de nós quando na verdade o nosso objetivo nessa vida é exatamente o nosso crescimento espiritual, moral. O retiro na verdade é apenas um exercício que deveríamos fazer o tempo todo”, afirma Elke.

A igreja católica considera a quaresma uma das épocas mais importantes do ano, já que esse período vai do fim do Carnaval até a Semana Santa, em que os fiéis se preparam espiritualmente para a Páscoa. O frei Edgar Alves ressalta que o tempo quaresmal faz parte do calendário.

“Esse período quaresmal ajuda a pessoa a entrar dentro de si. Temos vários textos, celebrações, missas que ajudam a pessoa entender pouco a pouco a ir entrando dentro de si mesmo”, explica o frei.

Assista ao Debate Super Sábado dentro do Sagres Sinal Aberto – Edição de Sábadoa partir de 01:44:00