Um dos destaques da Olimpíada de Paris 2024 é a estreia do Breaking em Jogos Olímpicos. Criado nas ruas de Nova York, parte do movimento cultural do Hip-Hop, se tornou mais do que um estilo de dança urbana e ganhou um caráter competitivo, agora também tratado como uma modalidade olímpica.
Em Goiás, existe a Federação Goiana de Breaking e Danças Desportivas (FGBD), entidade responsável por promover e desenvolver o Breaking e outras danças desportivas no estado. A capital também conta com a Escola de Breaking de Goiânia, criada com o objetivo de ensinar e trabalhar de forma mais inclusiva o Breaking.
De toda forma, é nas ruas que o Breaking realmente faz a diferença. Um exemplo disso é o Bairro Feliz Crew, e os seus membros foram os protagonistas da edição desta semana do podcast Debates Esportivos. Rato Loko, experiente b-boy e cofundador do grupo, participa junto com Bergkamp e Lago Ness, cuja família está totalmente imersa no Breaking.
Assista ao programa
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 10 – Redução das desigualdades e ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
Debates Esportivos
Há três décadas, o programa Debates Esportivos faz parte da rotina do torcedor goiano, com transmissão pela Rádio Sagres 730 AM. Em novo formato e diversas plataformas, você confere o mais respeitado podcast do esporte goiano agora também em vídeo, na Sagres TV – canal 26.1 em Goiânia (GO) e 7.1 em Três Marias (MG) – e no Youtube do Sistema Sagres.