A CBF divulgou os grupos e a tabela do Campeonato Brasileiro Série D 2021. São três representantes goianos na competição: Aparecidense, Goianésia e Jaraguá. Ao todo, 68 clubes disputam o torneio, que começa em maio com uma fase preliminar. A fase de grupos, se inicia em junho. Os quatro melhores sobem para a Série C na temporada 2021.

No grupo A5, além de Aparecidense, Goianésia e Jaraguá, já estão confirmados: Gama (DF), União de Rondonópolis (MT), Porto Velho (RO) e Nova Mutum (MT). O oitavo integrante sai do confronto entre Real Ariquemes (RO) e Brasiliense (DF).

Jaraguá

“Achei uma chave difícil, regionalizada, mas com equipes tradicionais, que estão acostumadas nesta competição. O jaraguá corre totalmente por fora, até porque vejo que é uma competição deficitária. É melhor a gente fazer uma equipe jovem, com algumas parcerias e trazer alguns atletas em que a gente possa ganhar alguma vitrine em cima, pois a Série D tem duas situações: ou você monta um time pra subir, gastando muito, ou monta um time com algumas parcerias, pensando em jogadores mais jovens, que os grandes clubes gostam. A princípio meu pensamento é esse, mas a gente tem um tempo ainda pra formatar tudo isso”, disse Muller Meira, presidente do Jaraguá, que disputa a competição pela primeira vez, diferente da Aparecidense, que quase subiu no ano passado.

Aparecidense

Segundo o presidente Elvis Mendes, chega mais uma vez para brigar pelo acesso. “Grupo difícil, hoje não tem nada fácil. É encarar com seriedade. A Aparecidense mais uma vez vai disputar essa Série D sonhando com o acesso. Nós batemos na trave em 2020 e vamos chegar fortes pra trazer esse acesso, entendendo que o grupo é equilibrado e não tem jogo fácil”, completou Elvis.

Goianésia

Já o presidente do Goianésia. Marco Antônio Maia, aposta no equilíbrio do grupo A5, com chances iguais em busca da classificação. “A Série D é um campeonato que cada vez mais vem ganhando competitividade, com a maioria das equipes com chances. A gente vê algumas distorções, como as equipes do sudeste e do sul que têm um orçamento melhor do que os outros times, mas tem tido bastante equilíbrio nos últimos anos. Acho a nossa chave difícil, com equipes como a Aparecidense, acredito que o Brasiliense se classifique, o próprio Gama, mesmo com as dificuldades financeiras, ainda é um grande time, o próprio Goianésia que no ano passado fez uma grande campanha, além do Jaraguá que vem de um bom Estadual em 2020. Vejo com grupos com times do sul e sudeste um pouco mais difíceis, com times do nordeste um pouco mais fáceis. Todos tem chances de conquistar o acesso”, finalizou.