(Foto: Reprodução / Internet)

 

No próximo dia 31 de janeiro, a Secretaria de Estado da Administração (SEAD), em parceria com o Hemocentro, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realiza a campanha “Servidor que doa sangue, doa alegria!”. A ação da secretaria será na Praça Cívica, das 08 às 16h, e faz parte da Campanha “Faça a diferença, doe sangue e salve vidas!

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a campanha tem objetivo de suprir a demanda do banco de sangue durante o carnaval. A pasta informou que a ação se estende a todos os servidores públicos lotados no Palácio Pedro Ludovico Teixeira e em todas as secretarias. A iniciativa tem apoio de vários órgãos e é liderada pelo Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho do Servidor Público – SESMT/ PPLT/Gerência de Qualidade de Vida Ocupacional da SEAD, da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

Durante o feriado de Carnaval, a demanda por bolsa de sangue aumenta devido ao número de acidentes. Segundo a SES, isso causa a redução de doadores pela metade e a Campanha surge para reverter o quadro e ampliar o estoque de sangue. A Secretaria enfatiza que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Outro foco da Campanha será sensibilizar e conscientizar os servidores sobre importância de ser um doador. A SES disse ainda que serão feitos exames do sangue coletado.

O Hemocentro realizou campanha também em dezembro, para aumentar o estoque no período de fériasA recomendação da Organização Mundial de Saúde é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente, mas no Brasil, o índice fica em 1,8%.