Fernanda Checchinato é engenheira química e criou em 2015 a empresa de alta tecnologia Aya-Tech. A empresa da cientista brasileira desenvolveu o primeiro repelente do mundo para aplicação em roupas, tecidos e superfícies e que é capaz de matar o Aedes aegypti, o mosquito que causa doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.
O Protec tem certificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo Checchinato, o repelente é inodoro, antialérgico. Por isso, ele é inofensivo para humanos e não possui contraindicação para crianças, idosos e grávidas, animais e meio ambiente. Portanto, explicou a cientista, o Protec é um produto sustentável.
“O Protec é sustentável e não existia nada como ele em todo o mundo antes do seu lançamento – por isso tenho muito orgulho, além de um incontestável respaldo científico, em afirmar categoricamente que ele é uma criação exclusiva da Aya-Tech”, disse.
Produto inovador
O Protec é um produto inovador porque é o primeiro do mundo voltado para aplicação em roupas e não diretamente na pele. De acordo com Fernanda Checchinato, o desenvolvimento do repelente durou cinco anos e só ficou pronto depois de muitas pesquisas com nanotecnologia. Ele combate o Aedes aegypti, portanto, atinge diversas doenças que circulam no Brasil.
“O Protec protege contra o mosquito da dengue, contra insetos causadores de doenças como febre amarela, zika vírus, Chikungunya, leishmaniose e Síndrome de Guillain-Barré e contra pragas urbanas que provocam alergias e outras patologias de pele, como ácaros, traças, baratas, traças, carrapatos, piolhos, formigas, pulgas, muriçocas, borrachudos e moscas”, afirmou.
Fernanda desenvolveu o Protec com uma combinação de combinação de componentes químicos com os compostos naturais permetrina retirados da flor crisântemo e água. O cheiro do princípio ativo, que é a flor, repele o mosquito e ao pousar em superfícies com o repelente, ele entra em paralisia e depois morre.
Por isso, o produto pode ser aplicado em superfícies que possam absorver o repelente como bancos de carros, janelas, carrinhos de bebês, paredes e muitas outras. Além, claro, de roupas em geral.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e bem-estar.
Leia mais: