O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre a chegada de uma frente fria a partir desta quarta-feira (20). A condição intensificará as condições de chuva, principalmente no Rio Grande do Sul. Previsões indicam a possibilidade de acumulações significativas de precipitação, variando entre 80 e 100 mm em áreas do sul do estado gaúcho.
Entre a noite de quarta-feira e a manhã de quinta-feira (21), há previsão de ocorrência de temporais, incluindo possíveis quedas de granizo em pontos isolados e rajadas de vento atingindo entre 70 e 80 km/h, no estado gaúcho. Durante o decorrer da quinta, esses temporais devem se estender para áreas de Santa Catarina e do Paraná.
Adicionalmente, ao longo do dia 21 e na sexta-feira (22), a instabilidade aumentará a probabilidade de fortes pancadas de chuva, acompanhadas de temporais localizados, em áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Na sexta e no sábado (23), espera-se que o avanço da frente fria pelo leste da Região Sudeste resulte em volumes de chuva em torno de 70 mm. Especificamente, a chuva nessas regiões, como Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, poderá superar os 100 mm por dia.
Queda na temperatura
A previsão também aponta que, além da frente fria, ao longo da quinta-feira, as temperaturas máximas na Região Sul diminuirão, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná, devido ao aumento da nebulosidade e da chuva.
Durante a sexta-feira, essa condição de queda de temperatura afetará parte do Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e de Goiás, e áreas da Região Sudeste, incluindo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais.
No Rio Grande do Sul e em áreas do sul e planalto sul de Santa Catarina, a sexta-feira começará com temperaturas geladas devido à chegada de uma massa de ar frio. Como resultado, as temperaturas mínimas podem atingir cerca de 6°C na região da campanha gaúcha.
Geada
No sábado, espera-se que as temperaturas mínimas alcancem cerca de 4°C em pontos das serras gaúcha e catarinense, não sendo descartado o primeiro episódio de geada (fraca) do outono nessas áreas.
Durante o fim de semana, as temperaturas se tornarão mais amenas, especialmente na faixa leste das regiões Sul e Sudeste do país.
Para os próximos dias, o Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo, pois, nesta época de transição entre o verão e o outono, podem ocorrer mudanças significativas.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 15 – Vida Terrestre
Leia também: