Após uma crise de hipertensão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descansa ao lado da família em São Bernardo do Campo e fará um check-up nos próximos dias para confirmar a recuperação. Lula está acompanhado da mulher, Marisa Letícia, e de quatro filhos. Amanhã, ás 8h, ele fará um check-up anual no Instituto do Coração em São Paulo (InCor). Os procedimentos devem durar em média 3h.

 

O médico da Presidência, Cleber Ferreira, que acompanha o presidente há cinco anos, disse que a pressão arterial de Lula chegou a 18 x 12. O petista passou por exame de eletrocardiograma, raio-x do tórax e exame de sangue. Segundo o médico, a crise hipertensiva pode ter sido provocada por um quadro de estresse e cansaço.

Esta é a primeira vez, durante o período que o médico atende ao presidente, que Lula tem uma alteração na pressão arterial. O cardiologista Roberto Kalil, médico particular de Lula, disse que o petista vai fazer um check-up nem que seja amarrado pela orelha. Ele deve retornar ao trabalho na segunda-feira.

O caso

Lula teve a crise hipertensiva na noite de quarta-feira, já dentro do avião em que iria para Davos na Suíça, onde participaria do Fórum Econômico Mundial. O presidente passou a noite em um hospital de Recife (PE), onde estava para a inauguração de uma unidade de pronto-atendimento, em Paulista (Região Metropolitana). Na ocasião, ele reclamou de dor na garganta e brincou que não queria ser o primeiro paciente do local.