Sagres em OFF
Rubens Salomão

Deputado critica “forçação de barra” no MDB para que Daniel antecipe candidatura ao governo

O deputado estadual Humberto Aidar recebeu com naturalidade a decisão da executiva do MDB, que tirou encaminhamento para manter postura de oposição ao governador Ronaldo Caiado (DEM), em reunião realizada na última segunda-feira (08).

O parlamentar faz parte da executiva e diz que não compareceu ao encontro, na sede do partido, porque não estava em Goiânia, mas assegura que a direção estadual do MDB mantém a garantia de “liberdade e independência” para atuação dos deputados da sigla na Assembleia Legislativa, mesmos que optam por compor a base governista na Casa.

Humberto Aidar afirma que, mesmo ajudando o governo durante o mandato, vai seguir em 2022 a indicação do partido em convenção. “Uma coisa é atuação na Alego e outra é a eleição. Eu sempre fui partidário e quem está no partido tem que abraçar a candidatura, se a escolha do partido for por candidatura própria”, afirma.

O deputado no entanto faz críticas a colegas, sem citar nomes, que segundo ele “pensam no próprio umbigo” ao “forçar a barra para que Daniel Vilela se lance agora como pré-candidato ao governo”.

Para Humberto, “tem uma forçação de barra para essa antecipação, o que seria um erro. O Daniel acabou de participar ativamente da eleição em Goiânia e já colocar o nome para governo não é correto. Lá na frente ele pode ser candidato a senador ou a outro posto. Essa pressão e de quem teme pela própria eleição e quer montar logo chapa de estadual e federal”.

Ouça a coluna Sagres em Off:

Estrutura

Questionado pela Coluna se a presença de um pré-candidato a governador no partido não seria importante para a formação das chapas proporcionais, Humberto Argumenta que o MDB é um partido grande e que, naturalmente, vai receber a filiação de lideranças pelo estado, além da estrutura já existente.

Faça as contas

“Mesmo comas derrotas o MDB ainda é um dos maiores partidos. Tem diretórios, tem prefeitos, ex-prefeitos e vereadores. Além disso, se continuar essa regra sem coligação proporcional, muitos não vão encarar uma eleição por partidos pequenos”, avalia Humberto Aidar. “Essa pressa é prejudicial ao partido agora, porque fecharia algumas portas e não tenho dúvida que o MDB vai eleger mais deputados em 2022 do que em 2018”.

Tudo encaminhado

Humberto Aidar tem mais tranquilidade para avaliar o cenário para 2022 do que os colegas emedebistas, já que está confirmado como primeiro indicado pela Assembleia Legislativa para futura vaga de conselheiro no TCM ou no TCE, o que deve ocorrer antes da eleição de 2022.

Caminho da base

O presidente estadual do Avante, vereador em Goiânia Thialu Guiotti, teve conversa com o governador Ronaldo Caiado (DEM) e já deu os primeiros passos para composição com a base governista para a eleição estadual de 2022. O martelo será batido ainda nesta semana, em reunião com a cúpula do partido.

Resultados

O partido esteve na coligação liderada pelo PSDB em 2018 e encontrou o DEM no apoio a Vanderlan Cardoso (PSD), na eleição de Goiânia em 2020.

De lá

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, em decisão proferida na última sexta-feira (5), definiu que não houve ilegalidade no ato de reeleição do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano para o biênio 2021/2022. Aliados de Lissauer Vieira (PSB) compartilharam a decisão e avaliam que a interpretação encerra o debate sobre possível questionamento à reeleição na presidência da Alego.

Definição

Rosa Weber analisou medida liminar de ação popular contrária à recondução e afirmou que o ato não pode ter relação com a proibição na Câmara Federal, por considerar que está amparado pela Constituição do Estado do Paraná e Regimento Interno da Alep, o que não o torna ilegal. A mesma interpretação foi dada pelo ministro Alexandre de Moraes, em ação que questionava a reeleição na Assembleia Legislativa do Mato Grosso.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.