Na terça-feira (19), o deputado estadual Vinícius Cirqueira, juntamente com os demais parlamentares da Assembleia Legislativa de Goiás, participou de uma videoconferência com o governador do estado, Ronaldo Caiado. O político também é dirigente de futebol e faz parte da nova gestão do Vila Nova, onde ocupa o cargo de vice-presidente.

Por isso, durante a conversa com o governador goiano também abordou o tema do retorno aos treinamentos por parte dos clubes de futebol do estado. Desde a paralisação do Campeonato Goiano, no dia 17 de março, as equipes cessaram suas atividades. Nesta quarta-feira (20), em entrevista ao repórter Rafael Bessa durante o programa Toque de Primeira, da Sagres 730, Vinícius Cirqueira explicou a conversa com Ronaldo Caiado.

De início, afirmou que “é bom salientar que a parte política, principalmente aqueles que têm mais ligações com os clubes de futebol, tem se unido bastante para tentar essa liberação de retorno aos treinamentos. Lógico, respeitando todos os protocolos de segurança emitidos pelos clubes e pelas diretrizes da CBF. Ontem, em videoconferência, solicitei ao governador Ronaldo Caiado em nome do Vila Nova e com anuência do presidente Adson Batista, do Atlético, para que possamos retornar de forma oficial os treinos a partir do dia 1º de junho”.

“O governador já estava bastante atento, inclusive pegou um dos protocolos de segurança de um clube e me mostrou. Por ter tido contato em Luziânia com o vereador que foi testado positivo, ele também está em quarentena. Está isolado e testou negativo, mas precisa fazer mais um teste. Ele disse que após o dia 22, com esse teste dando negativo, reunirá com os presidentes dos clubes de futebol, conosco da bancada da Assembleia e da Câmara Municipal de Goiânia para definir esse retorno”, acrescentou.

Confiante em um acordo com o poder executivo de Goiás, o político e dirigente afirmou ainda que “provavelmente dia 1º de junho os clubes devem estar liberados para retornar aos treinamentos. Lógico que vai ficar a cargo de cada clube se vai voltar ou não, mas a liberação já está sendo esperada. Posso falar pelo Vila Nova que o nosso cronograma é esse e esperamos que seja autorizado via o executivo estadual”.

Perguntado sobre o dia 1º de junho ser uma data já definida, Vinícius Cirqueira ressaltou que “ainda não, porque precisamos do aval do governador do estado de Goiás. O pedido formal já foi feito e na semana que vem, passando o dia 22, estará sentado conosco para definir essa data. O nosso pedido é que seja 1º de junho, que achamos que seria um tempo hábil e tudo indica que provavelmente o futebol deve retornar em julho”.

Sobre a preparação do Vila Nova, o vice-presidente do clube colorado explicou que “também temos o nosso protocolo de segurança, e não está diferente dos outros clubes. Precisaremos ter termômetros e uma estrutura totalmente diferente para se adequar aos protocolos. E o clube estará pronto para isso, porque vamos respeitar principalmente a questão da saúde dos atletas e dos funcionários do clube. Será totalmente restrito, com o menor número de pessoas possível”.

Vinícius reforçou que “precisamos voltar, já é muito tempo parado e isso pode atingir diretamente aos jogadores, e precisamos entrar ‘voando’. É uma competição muito disputada e, além disso, não sabemos se terá mudanças por parte da CBF no calendário. Geralmente a Série C é jogada uma vez por semana, mas provavelmente agora, com um tempo mais curto, terá dois jogos, então tudo isso precisa ser levado em conta e precisamos nos preparar bem, porque o nosso grande objetivo é retornar à Série B”.

Confira na íntegra a entrevista de Vinícius Cirqueira à Sagres 730