Os negócios de impacto para a Amazônia são liderados por mulheres, compõem 86% dos projetos selecionados para participar do Lab de Impacto. Este programa exclusivo de pré-aceleração é destinado aos estados da Amazônia Legal.

Desde a produção de biojoias ribeirinhas, artesanato e ateliês de moda indígena até soluções ambientais inovadoras, como areia de vidro e adubo sustentável. As empreendedoras compartilham a característica comum de terem suas operações dedicadas ao desenvolvimento sustentável na região.

Jornada empreendedora

Os selecionados passam por uma jornada empreendedora focada no aprimoramento de suas propostas de negócios, por meio de capacitações e mentorias. Eles também receberão incentivos individuais. Os valores variam entre R$ 300 mil e R$ 100 mil para impulsionar o desenvolvimento de suas iniciativas

Nesta edição do Lab de Impacto, 117 inscrições foram recebidas por meio de um edital exclusivo para os nove estados da Amazônia Legal. Dentre essas, 14 negócios de impacto foram cuidadosamente escolhidos por uma equipe técnica do Impact Hub Manaus, responsável pela implementação do programa.

Os valores foram definidos com base em critérios técnicos divulgados no edital de seleção.

“Realizamos um estudo entre 2020 e 2021, mapeamos que 80% dos negócios de impacto na região amazônica quebram antes de atingirem a sustentabilidade. Por isso, identificamos que a pré-aceleração é uma etapa fundamental para o desenvolvimento desses negócios”, pontua o Co-fundador do Impact Hub Manaus, Marcus Bessa.

Empreendimentos selecionados

Dos 14 negócios selecionados, seis estão do Amazonas, três no Pará, dois no Amapá, um no Tocantins e um em Rondônia. Os projetos estão localizados nas capitais e nos municípios do interior.

Os empreendimentos escolhidos estão em estágios diversos, todos caracterizados por fases iniciais. Aproximadamente 50% deles estão na etapa MVP (Produto Mínimo Viável), enquanto os restantes estão na fase Piloto (Protótipo Desenvolvido, em processo de teste de mercado).

De acordo com a gerente de Projetos da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), Juliana Simionato, o compromisso do programa é com a diversidade e a representatividade. 

“Isso valoriza a riqueza da região e apoia os produtores locais envolvidos nesse bioma tão importante. É um diferencial entre os programas dedicados a impulsionar negócios, principalmente nesta etapa importante que é o início”, ressalta.

Para mais informações pelo e-mail @[email protected] e no Instagram @impacthubmanaus e @parceirosamazonia.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática e ODS 15 – Vida Terrestre.

Leia mais: