Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Designer cria papel higiênico ecológico feito de laranja, babosa e sementes

A designer Avia Revivi criou um substituto de papel higiênico que é suave, biodegradável e ecologicamente correto. Este é o O-SOW, que tem em sua composição laranjas, folhas de babosa e sementes de plantas. O produto é para pessoas que se encontram longe de banheiors convencionais.

Sendo assim, viajantes que desejam minimizar seu impacto no meio ambiente, especialmente em trilhas e passeios pela natureza, podem usar o produto. Então, em vez de descartar papel higiênico usado, a ideia é semear e enriquecer o solo. Quanto às sementes, a pessoa pode selecionar de acordo com o destino, assegurando que sejam espécies certas para o local da viagem.

De acordo com sua criadora, ele segue um ciclo de sustentabilidade completo, com ênfase na redução de resíduos em todas as fases – desde a produção, passando pelo uso até o descarte. A grande inovação é que, após a utilização, ele ainda promove o plantio e a fertilização de várias plantas, já que múltiplas sementes estão no O-SOW. Nesse sentido, o famoso papel semente, normalmente utilizado em cartões e papelaria, ganhou uma nova versão.

Após o uso, o produto se decompõe em três a cinco dias devido à rápida decomposição dos componentes cítricos, auxiliada pela presença da bactéria ativa E. coli, encontrada nas fezes humanas. O O-SOW é fabricado a partir de resíduos cítricos espremidos e sementes de plantas, e além de não gerar resíduos, ele também enriquece o solo e promove o crescimento de mudas em condições ideais.

Estudos

A forma circular do O-SOW veio de estudos sobre os métodos de limpeza mais eficientes e práticos. Mas, o formato foi escolhido com base em diferentes tamanhos de mãos, sua espessura permite que o papel seja dobrado e utilizado duas vezes, e a alça torna o acesso ao produto mais ergonômico.

O material do O-SOW possui outras aplicações possíveis. Como uma alternativa ao papel higiênico, suas folhas apresentam características como resistência, flexibilidade, impermeabilidade, suavidade, rápida dissolução e a capacidade de se desfazer na água. As propriedades do material podem atender a requisitos específicos, variando desde a espessura até a resistência e suavidade.

Embalado em papel biodegradável, o O-SOW oferece conveniência de uso único. Um fio rasgado facilita a abertura e o acesso ao produto, enquanto uma etiqueta indica o tipo de semente e a quantidade de folhas disponíveis. O estojo é feito com restos de tecido de paraquedas e foi projetado para manter a umidade das folhas e evitar o ressecamento. Esta embalagem é adquirida uma única vez, e a reposição das folhas ocorre conforme a necessidade.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

Leia mais:

Mais lidas:

Leia também: