A Polícia Militar e o Detran divulgaram nesta quarta-feira o balanço da Operação Balada Responsável realizada durante o feriado de Carnaval em Goiânia e outras 12 cidades do interior.

Ao todo, 339 motoristas foram autuados por infringir a lei seca. Destes, 57 foram presos por embriaguez. As duas cidades que apresentaram números mais alarmantes foram Caldas Novas e Goianésia, nas quais, respectivamente, 19 e 13 condutores foram detidos.

Goiânia foi a única cidade entre as que foram realizada a Operação Balava Responsável que registrou morte em decorrência de acidente de trânsito durante o período de Carnaval. Uma mulher morreu após ser atropelada na manhã desta quarta-feira.

Para o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar Tenente Coronel Marco Antônio Castro os números mais relevantes para a corporação são os que não aparecem nas estatísticas, ou seja, aqueles acidentes que foram prevenidos devidos aos atos conscientes dos motoristas.

O diretor de operações do Detran Sebastião Vaz comemora os bons resultados da ação, mas critica a legislação. “Uma das grandes críticas que faço é que a legislação precisa ser modificada. Hoje, um condutor tem seis possibilidades de recursos administrativos, além de mais um judicial,” afirma. De acordo com ele, este fato gera uma sensação de impunidade, o que torna mais lento o processo de conscientização.