Em comemoração ao Dia da Árvore, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Secretaria de Educação de Goiás (Seduc) realizaram uma ação, nesta quarta-feira, 21 de setembro, data escolhida para a celebração. A iniciativa “Goiás pelo Cerrado” promoveu um concurso de redação entre jovens e elegeu um Embaixador do Cerrado em cada colégio estadual para incentivar a preservação do bioma.

Confira a matéria com o repórter Wendell Pasquetto:

No total, são 246 embaixadores selecionados e 12 representantes da educação indígena, quilombola, especial e do campo. Além disso, na celebração, vários estudantes estiveram no Parque Residencial Ville de France com mais de 200 mudas de plantas típicas, num projeto que une educação e natureza.

Evellyn Batista, uma das embaixadoras selecionadas, comentou sobre o desmatamento e a importância da conscientização sobre o cuidado com a natureza. “O desmatamento cresce de uma forma exagerada na nossa sociedade, então esse ato de plantar árvores é um jeito de conscientizar as pessoas”.

Confira também no Sagres Online:

Foto: João Vitor Simões / SagresTV

A titular da Seduc, Fátima Gavioli, destacou que ações como essa, desenvolvem, não apenas a produção textual dos alunos, mas a mentalidade de preservação. Segundo a secretária, é fundamental trabalhar a percepção das crianças sobre meio ambiente. “O principal é ensinar a criança a viver em um mundo melhor. Um mundo mais respeitoso, com as pessoas e também com a natureza”, disse.

Nesse sentido, Andréa Vulcanis, secretária estadual do meio ambiente, que também esteve presente, aponta a ação como significativa para o cuidado com o Cerrado. “Plantar uma árvore é uma forma para construir essa consciência ambiental e mudar a realidade do nosso planeta”, declarou.

Foto: João Vitor Simões / SagresTV

Leia mais: