O dia 11 de janeiro é marcado por ser o dia de combate à poluição por agrotóxicos. Atualmente, o Brasil é o país que mais utiliza tais produtos, e esse consumo vem crescendo substancialmente nos últimos anos. O professor da Universidade Paulista e mestre em meio ambiente, Rodrigo Silva, explicou os tipos de poluição que os agrotóxicos pode causar.
“A gente tem diferentes tipos de poluição, desde a ambiental até a saúde humana. Se pensarmos na poluição ambiental, temos a contaminação do ar, em função da pulverização desses agrotóxicos, contaminação do solo, em função da aplicação deles nas lavouras e até os lençóis freáticos, aquelas reservas aquíferas que temos abaixo do solo”, citou.
Dessa forma, a poluição pelo uso dos agrotóxicos atinge vários meios e pode resultar em uma cadeia de contaminação, como define Rodrigo Silva. “Esses químicos são altamente persistentes, isso indica que eles não são facilmente removíveis. Então, muita gente acha que lavar com água sanitária ou vinagre as frutas, verduras ou o próprio alimento de origem animal, isso vai remover os agrotóxicos e não vai”, afirmou.
Confira a entrevista na íntegra a seguir
Leia mais: